Vender é uma atividade que empresas de atacado e também comerciantes no varejo adotam a fim de aumentar os seus lucros.
Tudo começa quando o vendedor ou fornecedor influencia o comprador para aquisição de um determinado produto ou serviço.
Em poucas palavras, realizar uma venda é transferir um bem ou uma mercadoria para o cliente em troca de dinheiro.
Parece simples, não é? Mas para vender mais e fidelizar o cliente, é importante criar vínculos.
Dessa maneira é fácil identificar qual é a necessidade do cliente, e o quanto o seu produto é importante.
No artigo de hoje, vamos falar sobre dicas de como vender mais e fidelizar o cliente, vamos em frente?
7 dicas de como vender mais e fidelizar o cliente
1 – Conhecer o cliente
É fundamental conhecer o perfil de quem compra o seu produto ou do cliente que deseja contratar um serviço da sua empresa.
Se você quer aproximar o cliente da marca, antes de tudo, é preciso abordar o usuário e identificar todos os pontos relacionados a sua oferta.
Vou citar alguns exemplos:
- O produto é ideal para o cliente?
- Atende os pré-requisitos?
- O preço praticado é justo?
Esse é um processo que deve acontecer naturalmente durante o atendimento, o vendedor deve utilizar técnicas positivas e fazer uma pesquisa rápida.
Criar um mapa de afinidade é essencial para saber qual o comportamento do cliente e se realmente a jornada de compra está correta.
Existem regras ou padrões para seguir esse tipo de atendimento?
Que tal começar com um belo sorriso no rosto e demonstrar ao cliente que você está seguro e confiante com o que está vendendo!
Além disso, fazer uma entrevista discreta com o cliente, vai ajudar a descobrir o que realmente ele está precisando.
2 – Seja verdadeiro
Nunca invente uma falsa história para o cliente, seja verdadeiro em tudo o que você falar.
Isso mesmo! Mentir para o cliente, jamais!
Com certeza você já passou por situações em que vendedores mentirosos fizeram elogios e você sabia que ele não estava falando a verdade.
É comum encontrar vendedor que está somente interessado em vender o produto, por isso eles mentem para enganar os compradores.
Muitos vendedores se esquecem que estamos na era da internet. A maioria dos compradores estão antenados em novas tendências.
Além disso conhecem o produto melhor que alguns vendedores, ou seja, sabem realmente o que comprar na loja.
Então, não cometa esse pecado, ele vai custar muito caro e pode acabar em uma venda forçada.
3 – Atendimento personalizado
Você sabia que o atendimento personalizado vai além das necessidades do cliente?
Isso mesmo! Quando oferecemos um atendimento personalizado, faz com que cliente se sinta bem tratado e com isso agrega valores.
Então você pode me perguntar!
O que seria necessário para realizar um atendimento personalizado para o cliente?
Em primeiro lugar, seja rápido, os consumidores de hoje não gostam de ficar esperando para serem atendidos.
Por mais que a sua loja esteja repleta de pessoas, ofereça algo que o cliente se sinta acolhido.
Um simples gesto de atenção, é o suficiente para que o mesmo tenha paciência em esperar a sua vez.
São esses sentimentos e emoções que demonstram o quanto o cliente é importante.
Isso também funciona para atendimento nas redes sociais ou em chats de lojas virtuais.
4 – Não questione o cliente
É comum as reclamações de clientes não satisfeito, não é verdade?
A minha dica é, não responder às objeções do cliente de imediato, aguarde a justificativa que ele irá fazer.
Na grande maioria, no momento de fechar uma compra, os clientes ficam com o pé atrás e começam a levantar questionamentos se realmente ele está à fazer um bom negócio.
Por melhor que seu produto seja, ou sua empresa venha oferecer o melhor serviço da região, as reclamações e questionamentos chegarão.
Então, não importa o questionamento ou a reclamação, procure abraçar a causa e responder de maneira afetiva.
Certamente o cliente vai se sentir satisfeito em saber que você está disposto a resolver a objeção realizada.
Além disso, quando uma reclamação é feita em público ou nas redes sociais, a maneira que você responde o cliente pode gerar impactos, sejam eles, positivos ou negativos.
5 – Promover networking
Se você não sabe o que é networking, saiba que essa é uma atividade de negócio que reúne empresários e clientes para formar relacionamentos comerciais.
Ou seja, é uma ótima oportunidade de apresentar o seu produto ou serviço e também compartilhar informações para potenciais clientes.
Para promover o networking, que tal começar nas redes sociais?
Isso mesmo, as redes sociais é um ótimo lugar para atrair e manter relacionamento com o cliente, mas é preciso fazer isso de maneira organizada.
Agora, se as suas vendas são realizadas em uma loja física, organize eventos atrativos para apresentar o produto.
6 – Investir em canais de comunicação
Os canais de comunicações servem para manter contato com o cliente, seja para conversar, abordar ou conhecer o cliente.
É por meio dos canais de comunicação que uma empresa se conecta aos consumidores.
Isso acontece por meio de e-mails, ligações e mensagens que conectam o cliente ao vendedor.
Mas qual é o canal de comunicação ideal para vender produtos?
Com a revolução digital, escolher qual o canal ideal para se comunicar com o cliente, é uma tarefa que deve ser avaliada por um especialista ou até mesmo uma empresa de comunicação.
Antes de tudo, é importante saber para que serve os canais de comunicação:
- Suporte ao cliente
- Tirar dúvidas
- Atender solicitações
- Fazer apresentação de produtos
- Compartilhar artigos
- Oferecer promoções
- Agradecer a compra
Existem inúmeras ferramentas de comunicação, o WhatsApp por exemplo, é o mais usado atualmente.
Mas já existe o principal concorrente do WhatsApp, o Telegram!
Além de crescer em números de usuários ativos o Telegram oferece algumas opções diferenciadas que favorece a comunicação com os clientes.
Lembrando que as redes sociais é uma ótima ferramenta para se comunicar, por isso tirar proveito delas é uma ação se considerar.
Facebook ou Instagram?
As duas ferramentas oferecem meios de comunicação por meio de mensageiro instantâneo.
O Facebook disponibiliza o messenger como o principal meio de comunicação.
Já o Instagram, tem disponível um botão para envio de mensagem para os seguidores.
Ambos, oferecem integração com sites e lojas Online ou até mesmo o contato direto via WhatsApp.
É claro, se você não sabe como integrar as ferramentas de comunicação, sugiro a ajuda de um expert em tecnologia na internet.
7 – Divulgue o seu produto ou serviço
Essa é uma pergunta que não quer calar! Como divulgar produtos para vender mais?
Eu costumo dizer que o site é o meu escritório, eu sei que podem dizer ao contrário, mas essa é minha realidade atual como consultor.
É por meio do site da agência de marketing que trabalho, que consigo manter um ótimo relacionamento com os clientes.
Além de publicar artigos de marketing digital grátis todas as semanas, é no site que elaboramos estratégias que identificam qual é a melhor experiência do usuário.
Grandes agências de comunicação tem uma página na internet disponível para demonstrar seus produtos e oferecer serviços para os clientes.
Lembre-se, que os clientes buscam por meio de sites de busca como o Google produtos e soluções.
Agora você entende por que o site é importante para encontrar clientes interessados em seus produtos?
Os Gurus do Marketing não contam isso pra você!
Mas eles sempre te levam para um site, ou você nunca percebeu isso?
É por meio do site e ferramentas instaladas, que conseguimos avaliar o cliente que está visitando nossas páginas e conhecendo nossos serviços.
Por meio de análises de visitas, métricas instagram e métricas facebook que identificamos o interesse e o desejo na compra.
Eu sei que você vai me dizer que suas vendas acontecem no WhatsApp e nas redes sociais.
Porém eu preciso te dizer, as empresas que vendem no varejo, adotam em seus planejamentos, estratégia de marketing varejo e fazem publicidade na internet, por isso sempre estão a frente nesse jogo.
Isso mesmo, enquanto você procura na internet como vender mais e como ser um bom vendedor, muitos estão vendendo por meio de uma página na internet, Sites de vendas, E-Commerce e até mesmo por dropshipping.
Conclusão
A cada dia existem dicas preciosas na internet, mas para colocar todas as dicas em prática é importante elaborar um plano.
Um bom plano de como vender mais, vai ajudar a impulsionar o seu negócio da maneira certa.
Uns falam em segredos de vendas, outros já falam em fórmula de lançamento de produtos e serviços onde é possível ganhar dinheiro em poucos dias.
Isso funciona? Talvez para algumas pessoas sim!
O mercado está repleto de idéias boas, porém as coisas só acontecem para pessoas que são focadas em alcançar o sucesso e chegar em seus objetivos.
Se fosse fácil realizar vendas, todos estariam no topo!
É isso! Se você gostou do artigo e precisa de ajuda em tudo isso que eu escrevi, me chame no WhatsApp e vamos conversar.
Agora, se você sabe uma técnica de como vender mais, deixe um comentário e compartilhe conosco a sua experiência.
Head de Marketing Agência Click Pérola.
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