Pequenas e médias empresas conseguem reposicionar suas marca ou projetar as vendas com ajuda de uma agência de comunicação através de estratégias de negócios.
Em um mercado cada vez mais competitivo fazer com que a marca seja vista, para algumas empresas não é uma tarefa muito fácil.
No entanto, para outros, ser referência no segmento é sinônimo de aumentar as oportunidades de vendas através da comunicação e marketing.
Se você quer saber o que é uma agência de comunicação siga a leitura.
O que é uma agência de comunicação?
Uma agência de comunicação é responsável em conectar a marca com o público consumidor.
Essas agências trabalham projetos exclusivos como um logo ou o branding da empresa.
Além disso as agências também são especializada em marketing digital, consultoria de marketing, marketing promocional e estratégias de vendas.
Através de campanhas e ações promocionais, empresas de comunicação focam em várias categorias de marketing.
Entre essas categorias estão:
- Campanhas de Marketing
- Ações promocionais
- Eventos promocionais
- Inbound Marketing
- Comunicação Corporativa
Algumas empresas de comunicação trabalham com assessoria de imprensa, porém com a modernidade e com empresas antenadas algumas atuam com comunicação corporativa.
Como uma agência de comunicação funciona?
Empresas de comunicação funcionam com equipes capacitadas, além disso, o objetivo é fazer com que os clientes se sintam satisfeitos com os resultados alcançados.
Com projetos exclusivos e separados em estágios, o atendimento junto ao cliente é focado em identificar problemas e qual o objetivo alcançar.
Através do Briefing podemos diagnosticar qual é o primeiro passo a seguir, e assim fazer uma análise de competição, pesquisa e planejamento programado.
É preciso saber que devido a mudança de mercado a necessidade de se atualizar diariamente deve ser levado em conta.
Por isso, adotamos na agência um perfil diferenciado no atendimento.
Os clientes são monitorados e um time criativo se reúnem para elaborar o briefing.
Assim é possível saber como estabelecer a deadline (data limite), e também o orçamento que será usado com investimento em mídias.
Uma agência precisa de tempo para elaborar um projeto de sucesso, as equipes envolvidas chegam a trabalhar 36 horas em marketing e comunicação. Com isso, além de planejar, ajuda na tomada de decisão.
Sabemos que um time de comunicação precisa de um diretor criativo, seguindo a tendência, a metodologia usada aqui na empresa é o Head de criação.
Quem aprova as idéias finais é o cabeça de criação, e só depois a equipe de comunicação apresenta o projeto para o cliente.
Serviços de uma agência de comunicação
Agora, se você quer saber quais são os serviços de uma agência de comunicação, você precisa saber que a missão desse setor é focado em cuidar da imagem da empresa.
Uma agência de comunicação oferece serviços abrangentes para seus clientes.
- Assessoria de imprensa
- Comunicação interna
- Construção da Marca
- Marketing
- Marketing Digital
- Propaganda Institucional
- Planejamento de Mídia
Além desses e outros serviços, uma empresa de comunicação trabalha como uma agência de publicidade.
De maneira integrada, a comunicação precisa ser abrangente, portanto são raras as empresas que oferecem esse modelo de trabalho.
Essas empresas são definidas como “agência 360º”, são agências que oferecem soluções completas em comunicação.
Desenvolvendo sua marca e conectando com os clientes, alcançar os objetivos é uma questão de tempo.
As agências de comunicação 360º tem em suas equipes profissionais experientes que focam em um único objetivo.
Os trabalhos são desenvolvidos com soluções de branding, consultoria de marketing, comunicação visual, produção audiovisual e podcast.
Através de estudos e criação das marcas, a difusão de produtos em diferentes mídias conseguem atingir as metas que foram programadas.
Essa metodologia de trabalho é uma visão de impressão em 3D, ou seja, em várias dimensões o modelo de comunicação é holístico.
Como fazer um planejamento de comunicação?
Em primeiro lugar, para a construção de um planejamento de comunicação, estudar o mercado e sua empresa é a maneira de entender a situação atual.
Faça uma análise das fraquezas e ameaças, e se prepare para buscar forças e novas oportunidades.
É preciso saber qual o nível de competitividade do mercado e onde está o foco.
Uma empresa que não tem objetivos, não chega a nenhum lugar.
Tenha em mente, um planejamento de comunicação começa na busca das metas e objetivos.
Não se esqueça de ter uma equipe especializada, algumas empresas perdem dinheiro por que montam seus projetos de marketing e comunicação com pessoas erradas.
Lembre-se, empresas estruturadas se mantém no mercado por que contratam uma agência de comunicação para desenvolver o planejamento.
É aqui que está o X da questão, por exemplo:
Uma empresa que trabalha com mercado do agronegócio não está preparada para atuar com marketing e comunicação.
Essas empresas são especializadas no produto final e na maneira que eles são usado.
Sabemos que para elaborar projetos que se destacam no mercado do agronegócio é necessário sim, entender da cadeia produtiva.
Portanto, um planejamento de comunicação que envolve a cadeia do agronegócio, é preciso fazer um diagnóstico e elaborar estratégias de marketing digital que vai ajudar a fortalecer a marca e gerar autoridade no mercado.
É através de projetos voltado ao mercado da marca, que ajudamos empresas a entender melhor os seus clientes através da comunicação.
Não se esqueça de definir um orçamento para comunicação, se for baseado em estratégias na internet, os custos são mais acessíveis.
Já para anúncios em TV, rádios, impressos e outdoors normalmente custam mais caro.
Entenda onde está a sua audiência, segundo estudos os brasileiros estão mais conectados na internet.
Por isso a importância de planejar e também montar um cronograma. Você vai perceber o quanto isso ajuda na decisão.
Como acompanhar os resultados de comunicação
Agora que você já tem o planejamento em mãos, é preciso buscar os resultados.
Coletar dados e informações através de analytics ajuda no processo de entendimento do seu cliente.
Fique de olho nos indicadores, os KPIs (Key Performance Indicator, Indicadores Chave de Performance), eles são fundamentais e valiosos para a sua empresa.
A avaliação das métricas também são importantes, já que o objetivo é atingir resultados e alcançar as metas estabelecidas.
Conclusão
Não se esqueça que a gestão do seu negócio faz parte da comunicação da empresa.
A voz, a linguagem, o relacionamento e a capacitação devem seguir um padrão, com isso as dúvidas ou desconfiança da audiência é evitada.
Um bom plano de comunicação está na arte de alcançar o seu público alvo através de relações públicas, marketing e publicidade.
Inclua em seu plano as seguinte perguntas:
- Quem
- O quê
- Quando
- Por quê
- Como
- Por quem
Os diagnósticos é quem vai dizer e apontar quais os riscos e oportunidades do projeto.
Agora que você aprendeu o que uma agência de comunicação faz, chegou a hora de começar o planejamento de comunicação da sua empresa ou negócio.
Você se sente preparado para dar o próximo passo e juntos criarmos uma estratégia de sucesso?
Abaixo vamos deixar um espaço para que você preencha as informações para o primeiro diagnóstico de sua empresa.
Vamos lá?
Agência de marketing digital Click Pérola