Em primeiro lugar, para ser um bom vendedor não é preciso ser uma pessoa talentosa.
Alguns dizem que um bom vendedor é extrovertido e é capaz de usar sua carisma para convencer os clientes.
Hoje o artigo vai trazer 7 dicas de como ser um bom vendedor.
Veja 7 dicas de como ser um bom vendedor
1 – Conhecimento de um bom vendedor
2 – Pesquisas de um bom vendedor
3 – Criar uma relação com prospect (Rapport)
4 – Escute o seu cliente
5 – Ensinar e educar o cliente
6 – Planejar o sucesso do cliente
7 – Entrega de valores
1 – Conhecimento de um bom vendedor
O conhecimento de um vendedor é saber o que realmente o seu produto ou serviço oferece.
Pode parecer óbvio, mas vendedores perdem negócio por não possuírem conhecimento e habilidades.
Ainda mais se não sabe quais as tendências que as indústrias, empresas e empreendedores buscam para impactar diretamente o consumidor.
Além disso, um bom vendedor deve se manter atualizado sobre as funcionalidades oferecidas por seu produto ou serviço.
O vendedor precisa ter vontade de aprender, não se baseia apenas em técnicas de vendas, e sim em qualificação de ensino e aprendizado.
2 – Pesquisas de um bom vendedor
Pesquisar as informações do cliente ajuda no processo de fechamento de vendas.
Vendedores diferenciados estão ciente que para atender um cliente potencial precisa identificar o que eles estão fazendo.
Ferramentas como o Linkedin ajudam a fornecer informações que fazem a diferença no momento de uma reunião de vendas com um cliente.
Buscar informações de uma empresa ou clientes através das redes sociais também ajuda identificar qual a situação atual no negócio.
Dessa maneira, podemos agregar valor com base em uma pesquisa completa.
Também tenha em mãos um planejamento, de preferência que já foi testado e que realmente o teste apresentou resultados positivos.
Lembrando que não se deve aplicar testes em seus clientes, use a sua empresa ou negócio para executá-los.
3 – Criar uma relação com o prospect
Você sabia que o relacionamento com as pessoas está ligado diretamente a prospecção de um cliente?
Então, um bom relacionamento além de gerar contatos é a estrela guia para se fazer negócios.
As pessoas compram produtos de quem elas confiam, sem dizer que alguns compram somente de pessoas que gostam.
Criar um rapport com o seu prospecto com assuntos como: Assuntos da semana, cursos, esportes, viagens de sucesso destaca um vendedor de sucesso.
É preciso dominar o conhecimento sobre os temas abordados, isso mostra que o vendedor tem autoridade e conhecimento.
Seja natural e tome cuidado para não passar do ponto, assuntos pessoais não devem fazer parte de conversas profissionais.
O bom senso em diálogos produtivos é a evolução de um vendedor, isso mostra que você é carismático.
4 – Escute o seu cliente
A cada dia ouvir o cliente é fundamental, e quando o assunto é conhecer bem o cliente a palavra chave é “escutar”.
Segundo estudos do Sebrae, em 68% das vendas o fator predominante é a forma de como atender o cliente.
Só é possível um bom atendimento se ouvirmos o que o cliente tem para dizer.
A prioridade em escutar vai ajudar a identificar falhas de como você está vendendo ou fechando negócios.
Embora o seu cliente possa não estar certo em tudo, esse é um momento estratégico para corrigir erros que venham acontecer.
Agora, se você tem uma equipe de vendas, é importante a realização de treinamentos com foco em atendimento de qualidade.
É dessa maneira que os seus colaboradores aprendem a ouvir.
Não se trata apenas de vender produtos ou serviços, mas saber exatamente o que os consumidores buscam.
5 – Ensinar e educar o cliente
Em primeiro lugar, ensinar mostra que você está preparado em solucionar os problemas do clientes.
O Grande erro de vendedores está na primeira abordagem, mostrando para os seus prospects soluções que não atendem às necessidades do cliente.
Educar o cliente consiste em ensinar durante todo o processo, saiba como ensiná-lo a ser melhor.
A confiança deve ser conquistada, para isso a base é o nível de conhecimento adquirido.
Nunca prometa nada além daquilo que pode cumprir, vendedores na sede por vendas prometem aquilo que não tem.
E uma vez que a sua reputação é abalada, provavelmente o cliente nunca mais voltará a comprar de você.
Ajudar o seu cliente a evitarem problemas é um ponto de destaque.
6 – Planejar o sucesso do cliente
A meta de todo vendedor é capturar novos clientes, muitos se esquecem que é preciso planejar o sucesso do cliente.
Muitos vendedores não sabem responder a pergunta de como fazer um planejamento, já que não se planejam muito.
Em alguns casos não sabe quais medidas tomar em um curto prazo.
É preciso investir em planejamento focado na realização do cliente.
Um vendedor não precisa ser um profissional da área de Customer Sucess, termo usado por empresas que perceberam a importância desse conceito.
Porém, vendedores precisam estar atualizado as novas tendências tecnológicas e possuir conhecimento da área dentro das suas empresas ou negócios.
7 – Entrega de valores
A entrega de valores está relacionado diretamente com os benefícios e impactos que um vendedor de destaque consegue entregar em um processo de vendas.
Lembre-se que um bom vendedor tem a responsabilidade de mudar a vida das pessoas.
Ofereça algo que realmente traga benefício para seu cliente.
Há um ditado que se diz: “o cliente não compra a furadeira e, sim, o buraco”.
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Head de Marketing Agência Click Pérola.
SEO – Search Engine Optimization – Certificação SEO Unlocked Neil Patel