Resiliência: O que é e qual a importância?

Você provavelmente já ouviu falar sobre resiliência em alguma palestra, ou algum assunto relacionado à saúde mental.

Talvez até mesmo no seu local de trabalho, alguém tenha comentado sobre resiliência. Essa é uma palavra que tem sido utilizada com frequência.

Então quer saber sobre o tema? Siga a leitura do artigo e saiba “o que é resiliência”.

Vamos lá?

O que é resiliência

O que é resiliencia
Foto ilustrativa de colaboradores e profissionais resilientes resolvendo os problemas de uma empresa. 

A resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com problemas e também conseguir superar obstáculos.

Esse é um conceito que a psicologia tem adquirido para entender qual é a reação das pessoas quando sofrem com algo.

Isso envolve adaptar-se a mudanças e resistir à pressão de situações adversas como
stress, choque ou até mesmo algum tipo de trauma.

É também uma habilidade que serve para cada um conhecer os seus limites, enxergar e entender as situações de estresse.

Além disso, é o conhecimento das pessoas lidarem com suas dificuldades, com as mudanças e também com os obstáculos encontrados na vida pessoal e profissional.

A resiliência é uma das bases mais importantes do seu crescimento.

Saiba que uma pessoa resiliente consegue receber um “não” facilmente e consegue também ser cobrado mais vezes.

Pessoas resilientes vão atrás de conquistar o “sim”, elas não desistem ou ficam desanimadas, sempre correm atrás dos seus objetivos profissionais.

 

7 dicas de como ser uma pessoa resiliente

Esse é um conceito que vem se modificando, cada vez mais as pessoas buscam informações de como ser resiliente.

As empresas estão contratando funcionários por meio de testes psicológicos e testes de personalidade, ou seja, além do currículo o profissional deve ser uma pessoa controlada. 

Veja abaixo 7 dicas de como ser resiliente.  

 

1 – Lidar com as emoções

Ter inteligência emocional é importante, seja qual for o ambiente que você esteja. Isso pode ser em casa ou no ambiente de trabalho.

Saiba que você precisa lidar com as emoções e também com as emoções das pessoas que estão à sua volta.

Mostrar as suas emoções não é uma coisa ruim, literalmente, é manter o equilíbrio para enfrentar as suas dificuldades de forma paciente.

Confie em você, acredite em si mesmo, conheça quais são as suas habilidades e utilize-as em seu favor.

Tenha autoconfiança, assim, você será capaz de passar pelas barreiras encontradas em sua vida profissional.

Ter confiança em você mesmo, vai ajudar a superar cada obstáculo encontrado.

 

2 – Tenha bom humor 

Problemas no trabalho ou em casa, todos teremos um dia, porém, uma pessoa resiliente consegue enfrentá-los com um bom humor.

Isso deixa você relaxado e o ambiente de trabalho agradável, tornando o espaço em que você se encontra mais leve.

 

3 – Pare e pense

Parar e pensar, é uma maneira inteligente de agir, é preciso avaliar sobre o que está acontecendo ao seu redor.

Pense sobre o que vai fazer ou como vai fazer, isso é importante, seja dentro de uma empresa ou no convívio social.

Evite tomar decisões precipitadas que façam você se arrepender no futuro.

 

4 – Seja uma pessoa positiva

Ser uma pessoa positiva é melhorar a sua situação atual, as pessoas resilientes buscam resolver os seus problemas pensando positivamente.

Ao invés de ficar se preocupando com o que possa dar errado, foque no seu objetivo utilizando a sua mente.

5 – Esteja conectado

Manter relacionamentos saudáveis é fundamental, mesmo que você tenha problemas, não se afaste de seus amigos e ou familiares.

Estar próximo das pessoas ajuda a encontrar caminhos bons, principalmente aqueles que se preocupam com você.

 

6 – Aliviar a tensão

Para aliviar a tensão procure ler um livro, fazer meditação, dançar e cantar.

Essas alternativas ajudam no momento de aliviar a tensão.

 

7 – Seja flexível

Ser flexível é estar aberto a mudanças, ou seja, saber lidar com diferentes ideias e interações.
Essa é uma maneira de criar relações interpessoais saudáveis além de manter o ambiente de trabalho um sucesso.

 

Qual o papel da resiliência na vida profissional?

A resiliência basicamente é uma habilidade fundamental, principalmente se você é um profissional ou deseja alcançar os seus objetivos e bater suas metas.

Você pode ser um publicitário, um vendedor de sucesso ou até mesmo um empresário bem sucedido.

É importante saber que o “não” do cliente, do diretor ou até mesmo de um membro da família, não é uma rejeição a sua pessoa. 

Muitas vezes ele apenas não gostou da maneira que a sua ideia foi apresentada. Geralmente isso acontece e causa reações inesperadas, nos sentimos ofendidos.

Porém, é importante estar disposto a aceitar opiniões alheias, isso torna o ambiente de trabalho agradável. 

É simples, você não precisa ter um desgaste emocional, basta compreender que todos têm o direito de pensar e contribuir com suas idéias. 

 

Como ser um profissional resiliente?

Um profissional resiliente é flexível, ou seja, se o cliente cancelou o serviço, não desanime, procure identificar o que realmente o levou a desistência.

Sabe aquela reunião que você estava ansioso para apresentar o projeto e na última hora foi cancelada?

Não se preocupe, arrume outra coisa para fazer durante esse período, seja confiante, amanhã é um novo dia e tudo pode mudar.

Aprenda a ouvir as pessoas que fazem parte do seu time, muitas vezes as melhores ideias e insights vem do seu parceiro de trabalho.

São ações como essa que o torna um profissional resiliente, isso traz confiança, ou seja, você não precisa ser uma pessoa metida ou arrogante.

Aqui na Agência, por exemplo, todos os dias elaboramos estratégias de marketing para os nossos clientes e buscamos saber a opinião também do nosso time de vendas.

É claro, que tudo tem que ser feito de maneira organizada e com a visão de crescimento pessoal.

Se a sua ideia não foi aceita mesmo depois de tentar convencer as pessoas que trabalham com você, não fique chateado, comece a criar novas estratégias.

Tenha empatia, procure entender o que realmente acontece com o seu amigo de trabalho ou cliente, desde que isso não prejudique os seus resultados.

Eu sei que para tudo isso é preciso ter autocontrole, às vezes algumas pessoas passam do limite.

Saiba que é importante não deixar virar uma discussão ou uma briga.

Procure entender o que realmente a outra pessoa está falando. É comum durante a rotina de trabalho encontrar pessoas estressadas.

Não deixe que isso afete suas emoções. 

 

Conclusão

Gostou do artigo? Agora você já sabe o que é e qual o papel da resiliência.

Então, que tal ajudar outras pessoas compartilhando esse conteúdo nas mídias sociais

Talvez um amigo de trabalho ou membro da família não sabe sobre esse conceito.

Vamos juntos compartilhar e ajudar mais pessoas a desenvolver essa habilidade, seja no trabalho ou na sua casa.

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