Cross Selling é a ação de vender um produto ou serviço adicional para o cliente, ou seja, na prática caracteriza uma venda cruzada.
A venda cruzada além de aumentar a receita, ajuda no relacionamento com o cliente, portanto é fundamental estabelecer um processo de abordagem eficiente.
Mas afinal, Cross Selling é bom para o meu negócio e realmente vai fazer a minha empresa vender mais?
Na prática, grandes empresas, implementam essa combinação com técnicas de venda cruzada.
Se você quer aumentar o faturamento, a resposta é sim.
Essa é uma estratégia de sucesso para vender mais com certeza, portanto vale lembrar, que a venda cruzada não está ligado a manipular o seu cliente.
No artigo de hoje, vou falar quais os benefícios do cross selling e como implementar estratégias de vendas cruzada.
Vamos em frente?
Conceitos do Cross Selling
Não é difícil de entender o conceito de cross selling, essa é uma técnica de venda que estimula o cliente a comprar um produto e na sequência comprar um produto que complementa.
Mas saiba, que essa estratégia deve ser para ajudar o comprador. Por isso, não empurre produtos indesejados em seu cliente.
Primeiro venda e depois aplique o cross-selling, consegue entender?
Então! Algumas empresas de fast food, usam essa técnica de venda.
O Mcdonald’s por exemplo, quando o cliente faz o pedido de um lanche, o vendedor já oferece o combo, que vem acompanhado de um refrigerante e uma batata frita.
É dessa maneira que a venda cruzada acontece, uma espécie de gatilho mental faz com que o cliente entenda que aquilo é vantajoso e vai compensar a compra.
O que realmente deve ser, por isso seja verdadeiro com o comprador.
Quais os beneficios Cross Selling?
São inúmeros os benefícios, além de aumentar a lealdade do cliente, também melhora a lucratividade.
Você sabia que as chances do cliente retornar e fazer negócio com você em um futuro próximo está relacionado a solução oferecida através dessa estratégia?
Por outro lado, a lucratividade aumenta ao realizar uma venda de um determinado produto que complementa outro.
Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, a sua loja vai ser o diferencial.
O mercado atual é competitivo, mas existe uma lacuna entre os vendedores que precisam se atualizar, e uma equipe de vendas expert.
Vendedores experts estão sempre antenados às novas tendências de vendas e aplicam com frequência esse tipo de ação.
Agora, se você vende produtos na internet, um dos benefícios é o aumento de leads através de referências.
Um cliente quando bem atendido, tem o hábito de indicar o produto nas redes sociais e também para os amigos próximos.
Cross Selling no marketing digital
A venda cruzada também é uma técnica de marketing digital e uma estratégia de fidelização de clientes.
É importante saber que, para aplicar o crescimento em vendas através do Cross-Selling, a definição do produto e seus componentes adicionais são fundamentais para o sucesso.
Entretanto, empresas que vendem produtos na internet através de lojas virtuais já usam esse modelo de venda.
É simples, as opções e combinações de produtos geralmente se adaptam a jornada do cliente. O marketing digital estratégico é aplicado de maneira que os usuários levam vantagens na compra do produto ou na contratação dos serviços.
Mas é preciso conhecer o perfil do cliente, e assim definir uma estratégia de cross selling eficiente.
Definir as metas e identificar os produtos que podem ser vendidos torna mais fácil a decisão de compra e o cliente se sente confiante.
Como fazer cross selling com e-mail marketing?
Uma maneira de fazer cross selling com a sua lista de e-mail, é o envio de e-mail automatizado no momento que o cliente abandona o carrinho de compras.
Avise o cliente que ele abandonou o carrinho de compra e faça uma sugestão de produtos similares e ofereça um desconto especial.
Além de ajudar o cliente na trajetória de compra, ele vai retornar ao site e com isso a visita será recorrente.
Talvez você já tenha visto essa estratégia na sua caixa de e-mails, grandes redes de E-commerces trabalham com e-mail marketing e respostas automáticas.
Dicas de Cross Selling
- Seja transparente
Evite complicar ao tentar realizar uma venda, seja o mais transparente possível com o cliente. - Controlar a Ansiedade
Não seja um vendedor ansioso, isso pode frustrar o cliente no processo de negociação. - Ofereça produtos com variação de preços
A variação de preços nos produtos tende a estimular a compra, clientes exigentes buscam produtos de qualidade e com preços variados. - Mapear o cliente
É necessário identificar se o cliente está preparado para receber uma proposta, e qual é o budget disponível para compra. - Equipe preparada
Faça treinamentos de vendas com o seu time, lembre-se que o responsável em fechar uma negociação é o vendedor. Se a sua equipe sabe aplicar as estratégias de Cross Selling, o aumento na arrecadação do negócio vai ser promissor. - Faça testes
Fazer testes com os vendedores, é uma maneira para alcançar resultados satisfatórios em vendas.
Anote as métricas dos testes realizados, as análises mostram qual é a melhor estratégia a ser implementada.
Conclusão
Chegou o momento da prática!
Agora que você já sabe o que é cross selling e os benefícios da venda cruzada, comece a implementar hoje mesmo.
Se você ainda está com dúvidas se a técnica de venda cruzada realmente funciona, faça os experimentos e compartilhe conosco os resultados.
E se por acaso você precisar de ajuda, a nossa equipe está disposta a auxiliar com soluções que vão ajudar a aumentar a visibilidade do seu produto e da sua marca.
Com isso, consequentemente, se o seu time de vendas estiver preparado, o aumento nas vendas começam acontecer de maneira sólida.
Fique atento a velocidade que as coisas acontecem, nem sempre um aumento nas vendas significa que a estratégia aplicada é a melhor.
Faça repetições para identificar se a metodologia de venda realmente é funcional para um aquele determinado produto.
Bom pessoal, é isso!
O meu desejo é que todos consigam sucesso em vendas e que os resultados e dicas que disponibilizamos todas as semanas aqui no site, possam servir para o crescimento da marca e de sua empresa.
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Um abraço e até o próximo artigo.
Head de Marketing Agência Click Pérola.
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