Brand Equity significa o valor adicional que uma marca atribui para um serviço ou produto.
Esse é um termo também muito utilizado no marketing, que além de representar um importante ativo, traz um valor psicológico e financeiro para as empresas.
Com o objetivo de diferenciar um produto ou serviço, palavras são definidas como nome, termo, símbolo ou design.
A explicação para Brand Equity de maneira simples nada mais é que o valor da marca.
Não estamos falando do valor do patrimônio de uma empresa, e sim o valor que uma marca representa.
No artigo de hoje, vamos falar sobre alguns fatores importantes que justificam o sucesso de grandes marcas.
Componentes do Brand Equity
Para entender melhor, saber quais são os componentes de valor da marca, ajuda a agregar valores para os produtos e soluções para os seus cliente.
Esses valores são divididos em 4 categorias:
- Reconhecimento da marca
- Experiência da marca
- Preferência da marca
- Lealdade da marca
Reconhecimento da marca: É a aplicação de estratégias quem tem o objetivo de inserir a marca na mente dos consumidores.
É dessa maneira que a marca se torna conhecida e reconhecida, e assim os consumidores sabem exatamente o que desejam comprar.
Experiência da marca: É quando os consumidores experimentaram e usaram um produto o suficiente para gerar experiências positivas.
Preferência da marca: É o momento que a marca se torna preferida pelos consumidores, o resultado é a compra recorrente.
Lealdade à marca: A lealdade à marca está ligado ao emocional do consumidor, nesse momento o produto se torna insubstituível.
Quando aplicado da maneira correta, a estratégia de Brand Equity aumenta a lealdade do consumidor.
E assim, cria-se uma ligação tão forte entre a marca e o comprador, capaz de permanecer durante muitos anos ou até mesmo a vida toda na mente do cliente.
Qual a importância de Brand Equity no Marketing Digital?
O marketing digital é um grande aliado nesse cenário, além de expandir a marca na internet e nas redes sociais, traz um retorno amplo para as empresas que buscam crescimento exponencial da marca.
Mas é preciso entender que não é o volume de pessoas alcançadas que gera valor para a marca, e sim a experiência que o produto influencia na vida do cliente.
Essa fusão do marketing digital com o brand equity, tem a função de aliar as soluções que o cliente precisa através da divulgação da marca.
Entretanto, fortalecer a comunicação é uma estratégia que tem o poder de influenciar e aumentar a percepção do cliente.
Vantagens do reconhecimento da marca
Para conseguir um resultado positivo em uma campanha de reconhecimento de marca, a escolha do nome e o atendimento influenciam no sucesso do produto.
É claro, que existem um conjunto de ações que influenciam no comportamento dos clientes para que o reconhecimento aconteça.
Agora, imagine fazer a marca se distinguir das demais e conquistar o público?
A tendência dessa conquista é ganhar clientes fiéis, e assim manter bons relacionamentos e fazer parte do estilo de vidas deles.
A recomendação, também é uma forma eficaz de marketing da marca, o que traz imensa vantagem na divulgação de um determinado serviço ou produto.
Mas lembre-se, que uma das vantagens principal é a credibilidade, que deve ser conquistada por meio do reconhecimento e da confiança do cliente.
Conclusão
Investir no Brand equity é importante para a transformação de um simples negócio em uma marca de sucesso.
Para isso, um bom planejamento em conjunto com ações de marketing digital, é tudo que a sua empresa vai precisar para alcançar o topo.
Podemos começar com um briefing marketing, para isso deixe seu nome e e-mail e receba uma ligação de um consultor de marketing credenciado Agência Click Pérola.
Head de Marketing Agência Click Pérola.
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