Brand equity: O que é e qual a sua importância no Marketing Digital

Brand Equity significa o valor adicional que uma marca atribui para um serviço ou produto.

Esse é um termo também muito utilizado no marketing, que além de representar um importante ativo, traz um valor psicológico e financeiro para as empresas.

Com o objetivo de diferenciar um produto ou serviço, palavras são definidas como nome, termo, símbolo ou design.

A explicação para Brand Equity de maneira simples nada mais é que o valor da marca.

Não estamos falando do valor do patrimônio de uma empresa, e sim o valor que uma marca representa.

No artigo de hoje, vamos falar sobre alguns fatores importantes que justificam o sucesso de grandes marcas.

Componentes do Brand Equity

reconhecimento da marca

Para entender melhor, saber quais são os componentes de valor da marca, ajuda a agregar valores para os produtos e soluções para os seus cliente.

Esses valores são divididos em 4 categorias:

  1. Reconhecimento da marca
  2. Experiência da marca
  3. Preferência da marca
  4. Lealdade da marca

Reconhecimento da marca: É a aplicação de estratégias quem tem o objetivo de inserir a marca na mente dos consumidores.

É dessa maneira que a marca se torna conhecida e reconhecida, e assim os consumidores sabem exatamente o que desejam comprar.

Experiência da marca: É quando os consumidores experimentaram e usaram um produto o suficiente para gerar experiências positivas. 

Preferência da marca: É o momento que a marca se torna preferida pelos consumidores, o resultado é a compra recorrente.

Lealdade à marca: A lealdade à marca está ligado ao emocional do consumidor, nesse momento o produto se torna insubstituível.

Quando aplicado da maneira correta, a estratégia de Brand Equity aumenta a lealdade do consumidor.

E assim, cria-se uma ligação tão forte entre a marca e o comprador, capaz de permanecer durante muitos anos ou até mesmo a vida toda na mente do cliente.

Qual a importância de Brand Equity no Marketing Digital? 

brand equity marketing digital

O marketing digital é um grande aliado nesse cenário, além de expandir a marca na internet e nas redes sociais, traz um retorno amplo para as empresas que buscam crescimento exponencial da marca.

Mas é preciso entender que não é o volume de pessoas alcançadas que gera valor para a marca, e sim a experiência que o produto influencia na vida do cliente.

Essa fusão do marketing digital com o brand equity, tem a função de aliar as soluções que o cliente precisa através da divulgação da marca.

Entretanto, fortalecer a comunicação é uma estratégia que tem o poder de influenciar e aumentar a percepção do cliente.

Vantagens do reconhecimento da marca

Para conseguir um resultado positivo em uma campanha de reconhecimento de marca, a escolha do nome e o atendimento influenciam no sucesso do produto.

É claro, que existem um conjunto de ações que influenciam no comportamento dos clientes para que o reconhecimento aconteça.

Agora, imagine fazer a marca se distinguir das demais e conquistar o público?

A tendência dessa conquista é ganhar clientes fiéis, e assim manter bons relacionamentos e fazer parte do estilo de vidas deles.

A recomendação, também é uma forma eficaz de marketing da marca, o que traz imensa vantagem na divulgação de um determinado serviço ou produto.

Mas lembre-se, que uma das vantagens principal é a credibilidade, que deve ser conquistada por meio do reconhecimento e da confiança do cliente.  

Conclusão

Investir no Brand equity é importante para a transformação de um simples negócio em uma marca de sucesso.

Para isso, um bom planejamento em conjunto com ações de marketing digital, é tudo que a sua empresa vai precisar para alcançar o topo.

Podemos começar com um briefing marketing, para isso deixe seu nome e e-mail e receba uma ligação de um consultor de marketing credenciado Agência Click Pérola.


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