Marketing sensorial é um conjunto de ações que desperta e ativa o interesse do cliente através de 5 sentidos.
- Visão
- Audição
- Tato
- Olfato
- Paladar
Para entender melhor como funciona, vamos voltar a época de criança, foi na escola primária que aprendemos os cinco sentidos do corpo humano.
É fundamental conhecer o comportamento do cliente, assim podemos alcançá-lo de maneira assertiva e adequada.
Se faz sentido pra você, continue aqui, e aprenda como é possível alcançar clientes através do marketing sensorial.
Marketing sensorial na prática
Uma das tendências de marketing, está totalmente alinhada a estratégia dos 5 sentidos.
Cada dia mais, o comportamento dos consumidores está voltado a interação com uma determinada marca.
Por isso a decisão de compra, está ligada diretamente à comportamentos e estímulos do cliente.
Você precisa entender que para aplicar o marketing sensorial precisamos saber quem realmente é o cliente.
Para isso, fazer uma classificação do cliente e qual o seu comportamento, é uma maneira de alcançar bons resultados em vendas.
Comece fazendo uma planilha, além de ajudar na organização, você consegue identificar quem são eles.
- Homens
- Mulheres
- Faixa etária
- Interesse
- Perfil sócio econômico
Como os 5 sentidos atuam?
Eu disse sobre os sentidos, porém ainda não detalhei como eles atuam na prática.
Visão
A visão é um sentido que está ligado ao reconhecimento da marca, é através da cores, fontes e formas que você é lembrado.
Ou seja, além da ligação entre a marca e a identidade visual, a visão é um dos elementos responsáveis em criar uma atmosfera imaginária da sua empresa.
Algumas estratégias de redes de farmácias, por exemplo, é organizar os seus produtos em gôndolas posicionadas de maneira que possa atrair o cliente para a compra e negócios sejam fechados.
Espaços como restaurantes, pizzarias e hamburguerias, também podem criar ambientes com luzes, móveis rústicos e paredes com cores quentes neutras para proporcionar um local agradável para o cliente.
Audição
A audição é a capacidade de ouvir e processar o som, é através das orelhas (ouvidos), que é capaz de captar os sons e enviá-los para as vias auditivas centrais.
Dessa maneira, o sistema nervoso é influenciado causando uma reação em todo o sistema corporal.
É importante ficar atento, pois o ouvido é um órgão muito sensível. O ouvido humano suporta até 70 decibéis de ruídos.
Caso os tímpanos recebam sinais excessivos, o risco de causar uma lesão é grande.
Por isso, evite música e caixas de som em volumes altos em seu estabelecimento, além de espantar os clientes, isso vai diminuir as suas vendas.
Procure falar com o cliente em tom moderado, essa é uma maneira de demonstrar atenção e confiança.
Escolha uma canção que esteja relacionado ao nicho de mercado, isso serve também para sala de espera de consultório odontológico.
Faça um playlist sim, mas lembre-se da planilha de marketing sensorial, é nela que deve estar qual o tipo de cliente para o seu negócio.
Exemplo:
NICHO | ESTILO | PLAYLIST | NIVEL DE VOLUME |
Moda Country | Sertanejo | 50 músicas | 60 db |
Restaurante | Variados | 80 Músicas | 50 db |
Consultório | Clássicas | 10 Músicas | 40 db |
É claro que, você pode escolher qual a música ideal para o seu negócio, essa tabela acima é apenas uma demonstração.
Tato
Quem nunca chegou a uma loja e em primeiro lugar estendeu a mão e tocou em um determinado produto para fazer uma avaliação?
É através do tato que identificamos o formato de um objeto e também o modelo de um produto.
Os especialistas dividem o tato em 4 outros sentidos, são eles:
- Sistema somatossensorial
- Propriocepção (reconhecimento da localização espacial do corpo)
- Termocepção (percepção da temperatura)
- Nocicepção (percepção da dor)
Por isso, proporcionar e disponibilizar produtos de fácil acesso, é uma maneira eficaz na concretização da venda.
Para aplicar em seu negócio, você precisa conhecer em primeiro lugar o seu produto e em seguida conhecer o seu cliente.
Olfato
O olfato é capacidade de captar odores, basicamente refere-se ao cheiro.
Sabe aquele cheiro gostoso de pão fresquinho que sentimos no momento que passamos em frente da panificadora da cidade?
A mesma coisa acontece quando vamos presentear a esposa ou um amigo com um perfume.
É através desse processo que o cérebro identifica o cheiro.
Paladar
O paladar ou gustação, é o sentido que permite reconhecer os sabores, além disso é possível sentir a textura dos alimentos.
É através da percepção de sabores que as pessoas identificam qual é o alimento saboroso e também qual o sabor de bebidas como sucos e refrigerantes.
Conclusão
Podemos dizer que o marketing sensorial é uma técnica? A resposta é sim!
Além de ser um técnica de marketing eficaz, o objetivo é fazer o cliente permanecer no estabelecimento o maior tempo possível.
Lembre-se de construir relacionamento com o cliente que o leve a ações recorrente de compra.
Essa é uma estratégia de vendas muito poderosa, portanto tenha em mente um plano de ação, isso facilita o processo de implementação do marketing sensorial.
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Head de Marketing Agência Click Pérola.
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