Growth Marketing é um termo derivado de Growth Hacking.
Growth = crescimento
Hacking = cortar caminho
Essa metodologia traz tecnologia para o marketing com o principal objetivo de hackear o crescimento de uma empresa.
Dessa maneira, aumentando a performance de crescimento de startups ou até mesmo grandes negócios.
É focado no aperfeiçoamento com metas de aquisição através de experimentos.
Growth Marketing e métricas piratas
Métricas piratas? Isso mesmo, podemos dizer que essa é uma metodologia de crescimento rápido por meio de “AARRR”:
1º Aquisição
Um dos processos importantes é a Aquisição, conquistar novos clientes ou usuários, esse é o primeiro passo “AARRR”.
Seja através de mídias pagas como Facebook Ads ou Google Ads, o foco é converter em tráfego para o site.
Opções como E-books, conteúdos, redes sociais e estratégias de SEO, também são válidas para trazer visitas para o site ou e-commerce.
A idéia é gerar uma audiência otimizada com o objetivo de buscar clientes e leads segmentados.
2º Ativação
O segundo passo das métricas piratas está na Ativação, ou seja a conversão, onde nesse momento o cliente ou usuário se transforma em venda ou lead.
Voltado ao comercial também podemos trabalhar com mídias pagas, porém nesse processo o usuário já pode ser levado para uma página de vendas.
O relacionamento com o cliente também é um ponto a ser considerado.
Você sabia que na ativação você pode fazer automatizações de chatbots no messenger?
Estratégias de e-mail marketing podem ser usadas também, com ferramentas de automação de e-mails.
3º Retenção
Sabemos que uma das tarefas mais difíceis é a Retenção, essa é uma métrica esquecida em negócios.
É preciso manter os seus clientes consumindo de você, essa técnica além de ajudar na retenção é um diferencial para sua empresa crescer rápido.
4º Recomendação
Uma das maneiras eficiente para adquirir clientes é a Recomendação, com isso o seu negócio vai crescer rápido.
Além disso a recomendação é uma das maneiras mais barata de conseguir clientes.
5º Receita
Essa métrica identifica qual cliente está no ponto de equilíbrio da lucratividade.
Quando as métricas são bem usadas, podem ser uma mina de ouro para as oportunidades de negócios.
As métricas de receitas e vendas são importantes para qualquer negócio, uma dessas métricas é o ROI: Retorno Sobre o Investimento.
Podemos dizer que essa é a primeira métrica a ser avaliada, pois está relacionado diretamente ao lucro.
Não foque somente em vendas, todas as métricas são importantes.
Um bom Growth Marketing prioriza otimização de taxas de conversão através de análises reais.
Portanto, não fique preso a métricas de vaidade, grandes mudanças acontecem na internet diariamente, por isso use a criatividade também.
Você precisa entender que essa metodologia é determinante nas tomadas de decisões.
Uma das estratégias de Growth Marketing é o “Novo”, ou seja, aquilo que ainda não existe.
Como aplicar growth marketing
- Comece com o Brainstorm, essa técnica é usada em grupos e foi desenvolvida para explorar idéias.
- Selecione as suas idéias e modele os seus experimentos, faça mudanças e alterações com base em testes.
- Execute os testes A/B e fique atento aos elementos externos, descartando experimentos com tráfego imediato em grande volume.
Aplicar growth marketing se resume em experimentar e executar, fugir do padrão e não seguir os caminhos tradicionais.
Pensar fora da caixa e ter o desenvolvimento de habilidades em forma de T é uma tendência recente em growth hackers.
Entenda que o growth marketing trabalha junto com um time, esse time é composto por uma equipe de um programador, designer, analista de dados e um consultor de SEO.
A grande sacada é, saber como trabalhar com esse grupo de growth hacking sincronizado e com o mesmo objetivo.
Conclusão
Agora que você sabe o que é Growth Marketing, já pode começar a colocar em prática.
Se precisar de ajuda eu estou aqui para ajudá-lo, na agência que trabalho realizamos testes de Growth Marketing a cada dia.
É claro que nem todos os testes funcionam, entretanto os teste com resultado positivo implementamos em organizações exponenciais.
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Head de Marketing Agência Click Pérola.
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