O marketing é uma estratégia que visa otimizar lucros e entender o consumidor de maneira que se torne cliente.
Conhecido também como mercadologia ou mercância, o marketing é a arte de planejar, criar e entregar valor satisfatório às necessidades do mercado.
Em resumo o marketing é a arte de atrair, converter e reter clientes por mais tempo.
O que é marketing?
O marketing tem como missão ajudar as empresas a alcançar os objetivos traçados no planejamento.
Isso envolve todo o contexto, o que resulta em vendas e alcance de uma determinada marca, produtos e serviços.
Saiba que para o marketing ser eficiente é primordial preparar o terreno, ou seja, é preciso conhecer o mercado e identificar as necessidades do cliente.
Que tal começar o marketing fazendo um estudo de mercado?
Qual a função do marketing?
A função do marketing é gerar lucros por meio de relacionamentos, com isso é possível atrair o cliente para conhecer a sua marca.
Saiba que a função do marketing está relacionado ao posicionamento no mercado, mas não basta só isso.
É importante conhecer as fases da venda, conhecer o consumidor e planejar a comunicação da empresa.
Dessa maneira o marketing tem como missão atrair novos clientes por meio de campanhas promocionais.
Além disso, uma das funções do marketing é ajudar a construir autoridade na empresa, essas são as principais funções do marketing.
Para que serve o Marketing?
O marketing serve para entender os desejos e necessidades dos consumidores, ou seja, por meio de um conjunto de operações que envolvem a experiência do usuário, é possível identificar o que realmente as pessoas precisam.
Além disso, o Marketing também serve para:
- Vender mais
- Crie a lealdade do cliente
- Aumentar a visibilidade
- Construir bons relacionamentos
- Gerenciar a marca
É claro que o marketing tem outras finalidades, principalmente para aumentar as vendas e a lucratividade das empresas.
Não basta apenas fazer marketing, é preciso se reinventar e se atualizar às novas tendências.
Outro ponto importante, é apostar em novos serviços digitais e plataformas complementares, isso ajuda as empresas a dar um propósito e melhorar o posicionamento da marca.
Processos do Marketing
- Identificação do persona
- Pesquisa de mercado
- Posicionamento da marca
- Objetivos da marca
- Definição de ferramentas
- Análise de resultados
Identificação do persona
O processo de identificação do persona é ideal para representar o cliente de uma empresa ou negócio.
Por meio de uma representação fictícia do cliente ideal, se cria um personagem semi fictício com base nos gostos e desejos do cliente.
A criação do persona é usado principalmente no marketing digital para identificar as informações e características demográficas do público alvo.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é ideal para atender o seu público, ou seja, é possível coletar e analisar dados e dispor de informações reais sobre o seu negócio.
A pesquisa de mercado também vai ajudar a sua empresa a tomar as decisões certas no momento de implementar o marketing, gerando assim novas oportunidades de negócios.
Posicionamento da marca
O conceito do posicionamento é a maneira que o público conhece e começa a perceber a marca, com isso identificando qual é o seu valor.
É por meio de ações que uma empresa consegue posicionar a marca, assim ocupa na mente dos consumidores a fidelidade em comprar seus produtos.
Objetivo da marca
O objetivo da marca é buscar em primeiro lugar o aumento da visibilidade, isso deve ocorrer antes de pensar em vender produtos e serviços.
O foco é gerar autoridade da marca, lembre-se que essa é a principal meta.
É importante ganhar a confiança do consumidor, além disso ajude-o a entender como a sua marca pode gerar impactos positivos.
Definição de ferramentas de marketing
As ferramentas de marketing foram criadas para ajudar na hora de executar as ações.
São essas ferramentas que fazem a entrega do conteúdo de acordo com a estratégia que foi definida para a persona.
As ferramentas são os meios essenciais para que o objetivo traçado seja alcançado, ou seja, o que foi planejado nas etapas anteriores.
Confira abaixo algumas ferramentas usadas no marketing.
Ferramentas de marketing digital
As ferramentas de marketing digital são responsáveis na transformação digital dos negócios.
Com a evolução da internet e a facilidade de acesso, abriu-se caminho para o mercado digital no mundo todo.
As empresas começaram a entender como o marketing digital funciona e como trabalhar com as ferramentas ideais para cada segmento.
É claro que cada ferramenta tem a sua funcionalidade, e para que você entenda como elas funcionam vou citar 8 ferramentas principais.
- E-mail marketing
- Marketing de conteúdo
- Redes sociais
- ChatBots
- Captação de Leads
- Plataforma de CRM
- ERP
- Podcast
E-mail marketing
O e-mail marketing é utilizado para enviar promoções de produtos e serviços para clientes através do e-mail.
Além disso é possível gerenciar uma lista de e-mails para cada assunto específico, ou seja, se você trabalha com marketing imobiliário por exemplo, você consegue enviar e-mails com novidades sobre o mercado e novas tendências.
Portanto, não exagere no número de e-mails enviados, o e-mail marketing em excesso vai se tornar invasivo, gerando assim uma imagem negativa do seu negócio.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é utilizado na metodologia de inbound marketing, que consiste em atrair visitantes para o site e em seguida convertê-los em clientes fiéis.
Essa é uma estratégia que além de gerar negócios, traz credibilidade e aumenta as vendas, fortalecendo assim o relacionamento entre empresa e cliente.
Rede social
A rede social é a ferramenta que aproxima o consumidor à marca, uma tendência no marketing digital.
Mas o que você precisa saber, é que, cada rede social tem sua particularidade.
Linkedin: É uma rede social de negócios com mais de 675 milhões de usuários.
Facebook: Utilizado para conectar os amigos e familiares e pessoas. Você pode compartilhar fotos e vídeos em média duas vezes por semana.
Instagram: É uma rede social para compartilhar momentos do seu dia, bem como fotos, vídeos e uma variedade de serviços da rede social.
Entenda que existem formas e maneiras de divulgar nas redes sociais, por isso a importância de identificar e escolher a rede social ideal para fazer as ações.
Uma das maneiras é interagir com as pessoas nas redes sociais, isso com certeza vai trazer bons resultados.
Mas como eu disse anteriormente, use a rede que se identifica com o seu negócio.
Existem inúmeras redes sociais, então crie uma conta agora e comece a publicar.
Chatbot
O chatbot é uma ferramenta utilizada para conversação, isso funciona nas redes sociais e também no site da empresa.
É por meio da inteligência artificial que essa ferramenta apresenta suas vantagens.
Você pode realizar atendimento ao cliente, vendas e ainda automatizar uma sequência de perguntas e respostas que ajuda na experiência do usuário.
O Chatbot é um programa de computador que executa os serviços no lugar de um ser humano.
Porém é importante lembrar que, o atendimento humanizado ainda é o principal método para manter um bom relacionamento com o cliente.
Captação de Leads
Descobrir qual é a melhor ferramenta de captação de leads exige uma certa experiência com cada uma delas.
São inúmeras as ferramentas para captação de leads, vou citar algumas:
Por isso, é importante fazer testes antes de contratar uma ferramenta para captar leads, assim você consegue saber qual se adapta melhor em sua estratégia.
Plataforma de CRM
A Plataforma de CRM é uma ferramenta utilizada para gestão de relacionamento e também no atendimento ao cliente.
Além disso o CRM pode ser integrado com ferramentas de captação de leads, e-mail marketing, call center e ferramentas de comunicação.
O CRM deixa mais rápido o contato com o cliente e organiza a equipe de colaboradores da empresa.
ERP
O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, um software capaz de centralizar todas as informações de uma empresa.
Com o ERP, é possível integrar os dados, recursos e processos da área de vendas, financeiro, contabilidade e fiscal.
Além disso, por meio de módulos instalados no ERP, ficou mais fácil controlar o estoque da empresa, compras, produção e logística.
Podcast
Podcast é um conteúdo entregue em forma de áudio, eles servem para enviar a mensagem por voz para os usuários.
As mensagens em áudio são publicadas por meio de ferramentas como o Itunes, Spotify, SoundCloud e canais de podcast na internet.
Ferramentas de marketing offline
As ferramentas de marketing offline são utilizadas para envolver ações de divulgação fora do mundo digital.
Abaixo disponibilizei uma lista de ferramentas usadas para fazer o marketing offline:
- Panfletos
- Cartão de visita
- Outdoor
- Folders
- Totem publicitário
- Carro de som
- Anúncios em revistas
Panfletos
Os panfletos continuam sendo utilizados para fazer marketing, mas eles não são o principal mecanismo da atualidade.
Porém, tem um papel importante na divulgação corpo a corpo, muitas empresas utilizam esse método para divulgação em massa.
É assim que as propagandas em papel são veiculadas.
Cartão de visita
O cartão de visita é considerado o impresso de apresentação pessoal, é utilizado nos eventos que participamos, na troca de contatos.
Os cartões de visita se adaptaram a era digital, é por meio de estratégias de conexão como QR Code, que conseguimos integrar o cartão de visita com as ferramentas de comunicação digital.
Outdoor
O Outdoor é uma ferramenta que ainda é utilizada em muitas cidades, pode ser considerado também como um painel publicitário ou um painel de divulgação.
Os Outdoors são instalados no exterior em grandes dimensões, geralmente são encontrados próximos a vias públicas e rodovias estaduais e federais.
Folder
O folder é um material promocional em formato de folheto com dobras, e pode ser de 4, 5 ou até mais páginas.
O folder pode ser personalizado com a marca da empresa, foto, texto e também com as dimensões dos produtos.
Além disso, o folder é um material que as pessoas podem levar para casa para ler mais tarde.
Totem Publicitário
O totem publicitário é utilizado na divulgação de um negócio ou produto, e suas características físicas é de localização e posicionamento.
O Totem serve também para sinalizar e traz inúmeras vantagens por meio da mídia publicitária.
Carro de som
O carro de som também é uma maneira de divulgar um negócio, no Brasil é comum encontrar principalmente em cidades do interior um carro de som para fazer publicidade.
Portanto é importante saber se ainda vale a pena divulgar com carro de som.
Anúncios em revistas
Os anúncios em revistas é um formato de marketing impresso, ou seja, essa é uma maneira de fazer publicidade direcionada.
Por meio de informação e um layout bem elaborado, é possível alcançar um público segmentado.
As revistas são distribuídas em estabelecimentos por meio de assinaturas mensais, com isso, a entrega de conteúdo é feita de maneira recorrente.
Análise de resultados
É por meio da análise de resultados que o marketing é avaliado, dessa maneira é possível identificar quais são os resultados gerados por meio das campanhas que foram realizadas.
Ou seja, por meio de ferramentas específicas destinadas para avaliação de métricas e resultados, que os gráficos são exibidos facilitando assim a visualização de maneira holística.
Além disso, é através da análise de resultados que conseguimos tomar as decisões para próximas ações.
Conclusão
Saiba que existem inúmeros guia de marketing na internet, isso ajuda na hora de fazer a divulgação da sua empresa?
Sim! Portanto, é importante ter em mente, qual o real significado das ações a serem executadas.
Seja por meio do gerenciamento de redes sociais ou uma campanha publicitaria, é válido elaborar estratégias que somam para um negócio lucrativo.
Entretanto, o marketing pode ser realizado por qualquer pessoa, mas são os publicitários criativos que elaboram anúncios publicitários criativos.
São eles os responsáveis na maioria das vezes em viralizar o conteúdo.
Seja para marketing pessoal ou empresarial, são elaboradas estratégias específicas com foco na segmentação do público.
Eu sei que você pode até me perguntar, mas e as redes sociais que oferecem serviços gratuitos para divulgar produtos?
Sim! As redes sociais são gratuitas!
Porém, as campanhas das grandes marcas são monetizadas, ou seja, pagas.
Dessa maneira, se o profissional é preparado para executar as ações, com certeza o resultado é positivo.
O artigo já está ficando um pouco longo, e não são 10 mil palavras que vão ensinar o marketing.
A verdade é que são ações planejadas que tornam o marketing um sucesso.
Se você quiser saber mais como as ações que foram implementadas nos últimos anos e deram certo na nossa empresa, fale conosco.
O nosso time trabalha todos os dias em busca de gerar resultados para os parceiros e clientes.
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Agência de marketing digital Click Pérola