Você sabia que o podcast é uma maneira eficiente de chegar até ao cliente e acompanhar o público alvo por meio de compartilhamento de conteúdos em formato de áudio digital?
As pessoas conseguem ouvir esse tipo de conteúdo no carro, no metrô ou até mesmo se estiver fazendo a limpeza da casa. Isso é muito bom não é mesmo?
Os tradicionais programas de rádio foram inovados e estão cada vez mais presentes na vida das pessoas.
O assunto que vou abordar hoje, fala sobre o que é podcast e como eles funcionam.
Vamos seguir?
O que é um podcast?
Podcast é um formato de áudio digital utilizado em programas de rádio e também em transmissões na internet por meio de blogs e sites.
É conhecido principalmente nos meios de comunicação, e pode ser utilizado em programas ao vivo ou download em formato mp3.
É também utilizado no ensino a distância em plataformas EAD, facilitando o aprendizado e a metodologia de ensino.
Sem contar que os podcasts ficam disponíveis 24 horas para o usuário escutar quando quiser no celular ou no computador.
Agora que você já sabe o que é um podcast, descubra como empresas utilizam esse método para aumentar as vendas e gerar novos negócios.
Como funciona um podcast?
O podcast funciona de maneira assíncrona por meio de Streaming, ou seja, os episódios são transmitidos intermitentemente em um fluxo estável.
Isso significa que podem ser ouvidos a qualquer hora por meio de aparelhos mobile e notebooks com conexão de internet.
Já se sabe que o podcast está em alta, além de facilitar a maneira de ouvir conteúdos de valor, o ouvinte não fica preso a horários.
Isso mesmo, você pode ouvir quando quiser e onde quiser, ou seja, é possível escolher qual o programa ideal.
Sabe a última notícia do dia atualizada e os debates sobre assuntos importantes?
Pode ser também assuntos relacionados a marketing digital, negócios, saúde e bem estar.
Algumas pessoas gostam de um bate papo sobre as novas tendências, e se conectam a um canal de podcast por meio de aplicativos android, ios em Iphones ou através de computador.
Se você ainda não sabe como ouvir um podcast, é só baixar os aplicativos Soundcloud, Spotify e Castbox.
Essas são apenas algumas plataformas gratuitas que oferecem uma variedade de assuntos interessantes.
Lembre-se, que é preciso instalar o aplicativo no celular para ouvir um podcast.
Já em computadores, basta acessar o site e navegar até a página que contém os arquivos.
Agora, se você quer saber como implementar um podcast no seu blog, continue conosco e a aprenda como fazer.
Como fazer um podcast?
Em primeiro lugar é preciso definir sobre qual assunto você vai falar, depois começar a gravar.
Mas para isso, é importante organizar o trabalho, não é mesmo?
Afinal, tudo que fazemos de maneira organizada, existe uma grande chance de dar certo.
É fundamental a elaboração de um plano para que a sua estratégia seja um sucesso.
Então vamos definir agora os passos para gravar um podcast de qualidade.
- Elabore um script
Fazer um planejamento de conteúdo para o seu projeto vai ajudar a definir o nicho de mercado e também mostrar qual o melhor caminho a seguir.
Sendo assim, é fácil definir quais os participantes do programa.
É claro que pode ser um programa individual ou também um programa de entrevista com a participação de um especialista.
Mas qual assunto falar no programa? É fácil!
O assunto pode ser a tendência do momento, ou seja, as pessoas já falam sobre isso?
É muito importante escolher um tema que desperte interesse no público, é isso que realmente eles querem saber.
Por isso, saber qual o público alvo vai ajudar a encontrar ouvintes e definir uma estratégia para aumentar a sua base de leads.
Uma dica é falar sobre assuntos que ajudam as pessoas, pode ser sobre soluções de negócios ou como resolver problemas financeiros.
Essas são algumas idéias para utilizar no seu canal, existem muitos insights para todos tipos de nichos.
Para se organizar, tenha em mãos uma grade de programação, com as seguintes informações:Datas de gravação, Duração do programa, Tempo de edição, Dia da publicação.Lembre-se que as publicações devem ser com frequência, assim é possível garantir uma audiência fiel.
- Escolher o nome
O nome do podcast é fundamental, de preferência que esteja vinculado a sua marca. Dessa maneira além de criar autoridade gera confiança por parte dos ouvintes.
No entanto, se ainda você não tem uma marca, a minha sugestão é que o faça.
É isso que facilita às pessoas encontrar o podcast nos sites de busca, veja você mesmo no Google.
Alguns vão te dizer que o nome não é importante nesse momento, mas eu digo que sim, é importante. Imagine só um filho sem nome?
Saiba que o nome ou a marca além de identificar produtos e serviços, ajuda a construir o sucesso do conteúdo disponibilizado. - Formatos do podcasts
São inúmeros os formatos, o mais comum deles é o bate papo por meio de conversas entre duas pessoas ou em grupos.
Mas existem também os formatos informativos, entrevistas, tutoriais e cursos em podcast.
Eu sei que existem uma variedade de modelos que podem ser usados, é possível até fazer o lançamento de produtos no varejo!
Vale lembrar, para que isso aconteça de maneira que sua audiência se sinta bem, você precisa dominar o assunto.
A busca por aprendizado e a aquisição de conhecimento é fundamental.
Além de melhorar a maneira de se comunicar, ajuda na hora de repassar as informações para o público seguidor. - Escolher os participantes
Eu imagino que você já sabe quem convidar para participar do podcast.
Mas a pergunta é: Essa pessoa é preparada para falar para o seu público?
Se sim, ótimo! Você não tem com o que se preocupar!
Agora, se o convidado não está preparado para falar sobre o seu nicho, isso quer dizer que terá problemas.
Quando isso acontecer, a minha recomendação é que faça convites para um especialista no assunto, e isso pode custar um valor.
Tudo vai depender o quanto você está disposto a investir no podcast.
Mas se isso não é possível nesse momento, faça você mesmo!
Que tal liberar canais de comunicação para os ouvintes enviar perguntas e sugestões!
Eu não sei como você pretende fazer isso, mas se precisar de ajuda, fale conosco!
Somos uma agência de comunicação e produção de conteúdos para podcast. - Fazer um roteiro
Mas realmente eu preciso de um roteiro para gravar podcast?
A resposta é sim, é por meio de um roteiro que você vai guiar o seu programa.
Não basta sair gravando, o que você precisa saber é que um roteiro é uma espécie de GPS que orienta na hora de gravar.
O roteiro pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Vinheta de abertura
- Apresentação do locutor
- Apresentação dos convidados
- Avisos importantes
- Call to Action
- Explanação do assunto
- Perguntas e respostas
- Agradecimentos
- Final do programa
O roteiro além de ajudar na hora da gravação, auxilia o editor no momento da edição do áudio.
- Equipamentos para gravar
Existem inúmeras ferramentas para gravar áudio, pode ser um equipamento simples ou um gravador sofisticado, que por sinal são caros.
Mas não se preocupe com isso, com o avanço da tecnologia você pode usar um celular que grava mp3.
Por meio de aplicativos para gravar áudio, é possível gravar e editar o seu programa com qualidade profissional.
Eu prefiro gravar os podcasts utilizando as seguintes ferramentas:
- Computador com placa de som ASIO com entrada para microfone
- Microfone condensador AKG
- Fone de ouvido de qualidade AKG
- Software para gravar e editar podcast (Reaper e Pro tools).É importante gravar em um lugar tranquilo, de preferência em um ambiente sem barulhos e ruídos externos.
- Gravar podcast
Existem diferentes aplicativos e programas para gravar áudio, alguns permitem a gravação e a edição em um único software.
A gravação pode ser feita por meio de um app no celular ou no computador com o Audacity, um programa para gravação de áudio.O Audacity além de ser um software gratuito permite gravar, editar, importar e exportar diversos formatos de arquivos de áudio Ogg Vorbis, Wav, AIFF e Mp3.
Porém, essa é uma etapa que exige muita atenção, tranquilidade e profissionalismo.Agora que tudo está preparado, aperte o botão REC e siga o roteiro para gravar o podcast.
Não se preocupe com erros no meio da gravação, caso isso aconteça, siga em frente e faça os cortes no momento da edição.
É normal nas primeiras gravações algo dar errado, a ansiedade pode atrapalhar.
Mas não desista, saiba que essa é uma ação importante na sua vida, afinal tomar uma decisão em fazer algo que nunca fez antes, é um desafio para pessoas determinadas.
Fique tranquilo, tudo é uma questão de tempo e prática.
Quanto tempo deve ter um podcast?
A sugestão é episódios com duração entre 10 e 15 minutos.
Em estudo realizado sobre podcasting por Bridge Ratings, líder em análise de comportamento do consumo de mídia a recomendação é 22 minutos.
É claro que tudo vai depender do formato e o assunto abordado. Portanto não exagere no tempo.
A dica é fazer avaliações de audiência e verificar a taxa de rejeição.
Esse tipo de serviço é disponibilizado em plataformas de gestão de podcast corporativos e gestão de conteúdos na internet.
Como publicar um podcast?
Para publicar um podcast você precisa criar uma conta em um serviço de publicação e fornecer informações com link do feed RSS.
Essas plataformas na maioria fazem tudo sozinho, e ainda disponibilizam o código embed para inserir no seu site.
O Spotify é o mais popular, o que aumenta as chances do podcast ser ouvido por um maior número de pessoas.
Tem também o SoundCloud, um serviço popular na distribuição de podcasting.
Agora, a maneira que você pretende publicar o seu podcast é algo que precisa ser avaliado.
Aqui na Agência trabalhamos com as publicações por meio de ferramentas de integração com o site.
Além disso buscamos a consultoria e avaliação por parte do nosso time de programadores e desenvolvimento interno.
Assim, asseguramos que realmente a nossa estratégia está seguindo os padrões de publicações de acordo com as normas dos mecanismos de busca.
Esse é um ponto importante a se considerar, principalmente se você deseja receber tráfego orgânico por meio do Google Podcasts.
Estratégias de SEO também são importantes para podcast, pois existem mais de um bilhão de blogs no mundo.
Agora imagine só o tamanho da concorrência? Então, se você criar um podcast e publicar de qualquer maneira, todo o seu tempo será em vão.
O SEO é uma estratégia usada no marketing de conteúdo, e também aplicável em podcasts.
Mas tem algumas coisas que eu aprendi ao longo dos anos, em 2002 eu já publicava podcast em uma rádio online.
Naquela época os podcasts não eram valorizados, porém eu me lembro que os títulos bem elaborados e com as palavras chaves exatas eu conseguia bons resultados em CPC.
É óbvio que tudo isso é muito técnico, e você não precisa se preocupar como fazer isso, esse é um trabalho para um especialista em tráfego orgânico.
Não basta publicar, é preciso ranquear o conteúdo de áudio no Google, Alexa e Siri da Apple, mas esse é um assunto para outro artigo.
Como divulgar podcast?
Para divulgar podcast, é preciso fazer ele chegar até o público alvo, não pense que as pessoas encontram o podcast por acidente nos sites de busca.
Existem técnicas e alguns macetes para gerar tráfego para podcast.
Algumas das dicas que vou disponibilizar aqui já são usadas no marketing digital.
Dicas para divulgar podcast
- Crie uma fan page no Facebook e convide a sua lista de amigos para seguir o seu perfil com o nome escolhido para o podcast.
- Procure parcerias com influenciadores em canais do youtube.
- Fazer um canal no Youtube e gravar vídeos com o conteúdo do podcast.
- Participe de grupos nas redes sociais que estejam relacionados ao nicho do podcast.
- Esteja aberto a críticas e sugestões das comunidades podcast que você participa.
- Encontre parceiros de blogs, sites, canais do Youtube sobre o seu nicho.
- Tenha um site para divulgar o podcast.
Conclusão
Eu sei que pode parecer muita coisa a se fazer, mas entenda que existem muitos blogs de sucesso, ou seja, tem público para todos os nichos.
Mesmo que a competição é grande, o que determina o sucesso do podcast é o conjunto de ações aplicadas.
Não se esqueça das ações de marketing, essa estratégia é uma grande aliada nessa empreitada.
Não desista! Muitas pessoas abandonam projetos de sucesso por falta de motivação e por não acreditar que é possível chegar ao topo.
Eles cortam caminhos, pulam os passos e não seguem o que já está dando certo para outras pessoas.
Esse é o famoso pulo do gato no marketing. Entenda uma coisa, a roda já foi inventada e para alcançar o sucesso, basta implementar o conceito da repetição.
Se você precisa de ajuda, deixe um comentário e me adicione nas redes sociais.
Um abraço e até o próximo artigo.
Head de Marketing Agência Click Pérola.
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