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Marketing Científico: O que é e como funciona

O marketing científico parece ser algo novo, porém desde o início do século XX a criação de ações de comunicação com base em dados estatísticos e estudos sociais já existiam.

Ou seja, essa é uma concepção antiga, porém foi atualizada e hoje é utilizada para destravar os processos de vendas.

Então, se você pretende acelerar as vendas com o Marketing Científico, siga o artigo e saiba como ganhar vantagens em sua utilização.

Vamos em frente?

O que é marketing científico?

O marketing científico é uma modalidade desenvolvida por meio de ciências exatas e sociais para identificar o comportamento humano e as necessidades do consumidor. 

Através de planejamentos e um conjunto de ações com base teórica, o cientista do marketing elabora estratégias de marketing aplicadas através de recursos de comunicação e interatividade. 

O objetivo é estreitar a comunicação e relacionamento nas redes sociais com base em dados científicos e métricas alternativas que inclui:

  • Visibilidade
  • Engajamento
  • Presença Online
  • Conteúdo adequado
  • Métodos
  • Coleta 
  • Análise

 

Como funciona o marketing científico?

Em primeiro lugar é importante observar e entender quais são os problemas, em seguida veja as possibilidades para a realização de testes.

Comece a produzir hipóteses e realize experimentos, os testes devem rodar por um período suficiente para coletar dados comprovados estatisticamente. 

Agora é hora de analisar os dados, ou seja, esse é o momento de entender qual teste foi mais assertivo.

Não se esqueça de documentar todos os processos e produzir novas hipóteses.

Faça testes, experimentos e repita o processo, lembre-se que a base do marketing científico está nos dados.

É através de ações data driven que as decisões sólidas são tomadas, ao invés de apenas suposições.

 

O marketing científico é igual growth hacking? 

Os dois têm o mesmo objetivo, porém o growth hacking é uma maneira de encontrar caminhos, ou seja, na prática é focar em estratégias de crescimento exponencial.

É importante saber que o marketing científico é uma união de estatísticas, inovação e antropologia.

Essa é a composição, ou podemos dizer, um conjunto de ferramentas para aumentar as vendas no mercado digital.

Cada vez mais usado no mundo do marketing, essas ferramentas oferecem possibilidades comprovadas, como:

  • Captação de clientes
  • Vendas Dirigidas 
  • Ações de encantamento
  • Fidelidade
  • Retenção
  • Recuperação

Lembre-se que o marketing científico pode ser o principal mecanismo em suas estratégias de marketing, porém, você precisa ser profissional e dominar os diagramas de CRO.

São esses resultados obtidos que podem trazer benefícios para o seu negócio.

Lembre-se que, a ciência do marketing é conectar dados a fatos, ou seja, chegar a resultados e alcançar os objetivos estabelecidos.  

Você pode estar se perguntando, quais dados um cientista do marketing precisa avaliar?

É avaliar principalmente dados relacionados aos consumidores, por exemplo, quais são as suas demandas e momentos.

Procure saber se realmente o seu produto ou serviço traz geração de valor para o cliente.

É através desses conhecimentos gerados durante a gestão de marketing que consegue-se obter ricas fontes de dados.

Isso ocorre através de experimentos ou campanhas de marketing de forma prática.

A finalidade é conseguir encontrar algo tangível, com isso, os resultados alcançados possibilitam lucratividade efetiva para o negócio.  

 

Conclusão

Essa é uma forma inteligente de obter conversões, com a ajuda da antropologia, sociologia e resultados estatísticos, podemos entender como se dá a motivação de compra.

Dessa maneira, entender como o consumidor quer comprar, é um grande avanço na ciência do marketing.

Com uma visão mais ampla, o cientista do marketing exerce uma atividade sistemática para obter conhecimento.

Essa é sua principal função, realizar pesquisas qualitativas com a finalidade de alcançar entendimentos claros dos dados empíricos analisados.

Quer saber mais como o marketing científico pode ser aplicado na sua empresa?

Entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento e fale com um de nossos consultores.

 

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