O marketing científico parece ser algo novo, porém desde o início do século XX a criação de ações de comunicação com base em dados estatísticos e estudos sociais já existiam.
Ou seja, essa é uma concepção antiga, porém foi atualizada e hoje é utilizada para destravar os processos de vendas.
Então, se você pretende acelerar as vendas com o Marketing Científico, siga o artigo e saiba como ganhar vantagens em sua utilização.
Vamos em frente?
O que é marketing científico?
O marketing científico é uma modalidade desenvolvida por meio de ciências exatas e sociais para identificar o comportamento humano e as necessidades do consumidor.
Através de planejamentos e um conjunto de ações com base teórica, o cientista do marketing elabora estratégias de marketing aplicadas através de recursos de comunicação e interatividade.
O objetivo é estreitar a comunicação e relacionamento nas redes sociais com base em dados científicos e métricas alternativas que inclui:
- Visibilidade
- Engajamento
- Presença Online
- Conteúdo adequado
- Métodos
- Coleta
- Análise
Como funciona o marketing científico?
Em primeiro lugar é importante observar e entender quais são os problemas, em seguida veja as possibilidades para a realização de testes.
Comece a produzir hipóteses e realize experimentos, os testes devem rodar por um período suficiente para coletar dados comprovados estatisticamente.
Agora é hora de analisar os dados, ou seja, esse é o momento de entender qual teste foi mais assertivo.
Não se esqueça de documentar todos os processos e produzir novas hipóteses.
Faça testes, experimentos e repita o processo, lembre-se que a base do marketing científico está nos dados.
É através de ações data driven que as decisões sólidas são tomadas, ao invés de apenas suposições.
O marketing científico é igual growth hacking?
Os dois têm o mesmo objetivo, porém o growth hacking é uma maneira de encontrar caminhos, ou seja, na prática é focar em estratégias de crescimento exponencial.
É importante saber que o marketing científico é uma união de estatísticas, inovação e antropologia.
Essa é a composição, ou podemos dizer, um conjunto de ferramentas para aumentar as vendas no mercado digital.
Cada vez mais usado no mundo do marketing, essas ferramentas oferecem possibilidades comprovadas, como:
- Captação de clientes
- Vendas Dirigidas
- Ações de encantamento
- Fidelidade
- Retenção
- Recuperação
Lembre-se que o marketing científico pode ser o principal mecanismo em suas estratégias de marketing, porém, você precisa ser profissional e dominar os diagramas de CRO.
São esses resultados obtidos que podem trazer benefícios para o seu negócio.
Lembre-se que, a ciência do marketing é conectar dados a fatos, ou seja, chegar a resultados e alcançar os objetivos estabelecidos.
Você pode estar se perguntando, quais dados um cientista do marketing precisa avaliar?
É avaliar principalmente dados relacionados aos consumidores, por exemplo, quais são as suas demandas e momentos.
Procure saber se realmente o seu produto ou serviço traz geração de valor para o cliente.
É através desses conhecimentos gerados durante a gestão de marketing que consegue-se obter ricas fontes de dados.
Isso ocorre através de experimentos ou campanhas de marketing de forma prática.
A finalidade é conseguir encontrar algo tangível, com isso, os resultados alcançados possibilitam lucratividade efetiva para o negócio.
Conclusão
Essa é uma forma inteligente de obter conversões, com a ajuda da antropologia, sociologia e resultados estatísticos, podemos entender como se dá a motivação de compra.
Dessa maneira, entender como o consumidor quer comprar, é um grande avanço na ciência do marketing.
Com uma visão mais ampla, o cientista do marketing exerce uma atividade sistemática para obter conhecimento.
Essa é sua principal função, realizar pesquisas qualitativas com a finalidade de alcançar entendimentos claros dos dados empíricos analisados.
Quer saber mais como o marketing científico pode ser aplicado na sua empresa?
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Agência de marketing digital Click Pérola