Em primeiro lugar, falar em marketing para restaurantes não é a apenas investir em anúncios de rádio, panfletos ou no carro de som de sua cidade.
Infelizmente isso é coisa do passado! Foi-se a época em que distribuir panfletos no semáforo trazia resultados.
Sem dizer que, sair de porta em porta e fazer a famosa panfletagem, além de gastar dinheiro com impressão, prejudica o meio ambiente contribuindo com a sujeira na cidade.
Eu sei que você ainda pode estar em dúvida e vai me perguntar! Mas isso ainda funciona?
Me responda você mesmo, qual é o seu comportamento ao ser abordado por um panfleteiro de plantão?
Isso sem contar as famosas páginas amarelas que ainda vivem a transição entre o papel e a internet.
Também conhecidos como os guia fácil, esses já saíram do papel e cobram um valor absurdo para anunciar na internet.
É fato que os tempos mudaram, o mercado vive o auge da era digital.
Algumas empresas saíram do marketing tradicional e buscam se ambientalizar nesse novo modelo de publicidade.
Então, já que você chegou até aqui e quer saber como fazer marketing para o seu restaurante, vamos em frente!
Nesse post trazemos alguns insight e dicas. Saiba também, qual a importância do marketing para restaurantes.
Além disso falamos sobre qual as práticas corretas para uma campanha de marketing de sucesso!
Siga o artigo…
Por que as estratégias de marketing para restaurantes é importante?
Você sabia que as estratégias de marketing para restaurante tem o papel de atender as necessidades dos clientes?
Por isso, é importante trabalhar com várias ferramentas integradas, essas ferramentas auxiliam a cumprir determinados objetivos, como por exemplo:
- Divulgar nas redes sociais o restaurante
- Agendar uma publicação com o cardápio do dia
- Elaborar uma promoção em vídeo
- Enviar e-mails para os clientes do restaurante
- Fazer uma página na internet ou um site funcional com geração de conteúdo
- Implementar o Marketing local
Há muitas idéias, contudo, você precisa fazer ainda melhor que os seus concorrentes, não é mesmo?
Mas lembre-se, eles também estão nesse jogo!
Donos de restaurantes buscam por marketing digital todos os dias, e se atualizam às novas tendências de marketing.
Mas tem algo curioso em tudo isso!
Não são todos que disponibilizam tempo suficiente para se atualizar.
O tempo para quem trabalha nesse ramo de alimentos é muito curto, já os mais espertos, contratam empresas para cuidar do marketing do restaurante.
Eu digo isso, por que aqui na agência atendemos clientes que são donos de restaurantes.
Mas não para por aqui, a partir de agora com o avanço da tecnologia, o aumento de páginas na internet cresceu.
Para ter uma idéia, em 2014 a estimativa era de mais de 1 bilhão de páginas na internet, um crescimento de 33.000.000% em 20 anos.
Por isso, começar a elaborar um plano de marketing é o ideal, principalmente se você deseja atrair novos clientes para o seu estabelecimento.
Por que elaborar um plano de marketing para restaurantes?
Já sabemos que o mercado está cheio das mesmas estratégias de publicidade, ou seja, tem muita gente repetindo as mesmas publicações no Facebook.
Alguns chegam a usar a mesma imagem no Instagram, o mesmo tipo de vídeo no Youtube, repetindo a mesma ação de marketing que os concorrentes já fazem.
Você precisa ter em mente, que o marketing para restaurante não é uma receita de risoto.
Existe sim, um modelo de publicidade online que pode ser copiado, mas não se prenda a isso.
Tem muito blá blá blá na internet, mas as tendências mostram que o branding é o que direciona o crescimento do restaurante em um ritmo acelerado.
A marca é um ponto a ser considerado, Imagine só!
Você investiu dinheiro em marketing e publicidade em uma determinada marca de restaurante, e descobre que a marca registrada na INPI pertence a uma outra pessoa?
Isso mesmo, por falta de informação, alguns empresários estão com uma tremenda dor de cabeça por não saberem informações de como registrar a marca.
Agora você entende o porquê de elaborar um bom plano de marketing para restaurantes?
Posso usar as mesmas estratégias de marketing para restaurantes e bares?
As estratégias são parecidas, mas você não deve usar o mesmo plano de marketing para restaurante japonês em um bar que vende churrasco grego ou o famoso espetinho de carne da cidade.
Existem algumas estratégias que não devem ser aplicadas em segmentos diferentes.
Imagine só, o usuário fazer check in no wifi do motel! Essa é uma estratégia que funciona muito bem em hotel, bar e restaurante.
Uma dica é, fazer promoções no Instagram e aproveitar o envolvimento com os seus seguidores.
Mas lembre-se! Não seja invasivo com o seu cliente, isso pode afastá-lo do seu bar.
Conclusão
Agora que você já sabe como começar o marketing para restaurantes, chegou a hora de colocar em prática e aumentar o número de clientes.
Não se esqueça que a divulgação é realizada na internet, é através do site ou do Whatsapp que os seus clientes te procuram.
Fique atento, isso com certeza vai aumentar as vendas de um delivery, o que exige a fazer entregas rápidas.
Afinal, os seus clientes gostam de receber em casa uma marmita quentinha
Está vendo como o marketing para restaurantes é amplo? São inúmeras as ideias.
Aqui na agência por exemplo, temos um case de sucesso que o marketing para restaurante foi aplicado.
Foram as ações de marketing que aumentou o número de clientes, o engajamento no Instagram e Facebook.
Sem dizer que o WhatsApp aumentou em 30% o número de atendimento e consequentemente os pedidos .
É claro que, o trabalho deve ser feito em parceria com toda a equipe de funcionários do restaurante, isso também influencia em melhores posicionamentos principalmente nas redes sociais.
Saiba que o marketing para restaurante deve ser aplicado por profissionais do marketing.
Por isso, se você precisar de ajuda, somos uma agência de comunicação e marketing digital para restaurantes e vamos te ajudar a montar esse quebra cabeça.
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Agência de marketing digital Click Pérola