Se eu te pedisse para, neste exato momento, detalhar quem é o seu cliente ideal, o que me responderia?
A maioria das empresas tem uma resposta bem genérica para essa pergunta, como “meu cliente é um homem de 30 anos que gosta de filmes e é apaixonado por gastronomia”.
Essas definitivamente são informações importantes para serem levadas em conta, mas não é suficiente para dizer que realmente conhecemos o consumidor.
Para te ajudar a entender o cliente e escolher as melhores estratégias e campanhas para convertê-lo, com base nas informações que ele próprio te fornece, vamos te ensinar o que é uma Persona!
Fique conosco para conhecer mais sobre essa ferramenta que não apenas promete, mas vai revolucionar a sua empresa!
O que é Persona?
A definição de persona é muito simples: ela é uma personagem fictícia construída com base em dados reais, e que representa o cliente ideal de uma empresa, mas o que isso quer dizer na prática?
Não seria maravilhoso se toda empresa tivesse um cliente consultor, disponível todo o tempo para responder às dúvidas da marca, como qual produto prefere ou a melhor maneira de entrar em contato?
Pois bem, é exatamente essa a proposta da persona!
Essa ferramenta vai funcionar como um guia, mostrando quais são os desejos, necessidades, objetivos, e até mesmo objeções que os consumidores podem ter em relação a sua marca. Tudo isso concentrado em uma única personagem.
Por ser tão completo, a persona é essencial para que organize sua empresa e escolha os melhores caminhos para convencer o público, mas isso nós vamos ver a seguir!
Por hora, queremos apenas deixar bem claro que a persona não é uma invenção das empresas, ela é criada e selecionada com base nas informações que o público fornece, e por isso é extremamente confiável.
Quais as vantagens de se ter uma Persona?
Você já teve dúvidas entre quais das inúmeras opções de estratégias de marketing digital deveria escolher para a sua empresa? O que diria então se eu te contasse que com a persona nunca mais terá esse problema?
É exatamente isso! Por oferecer todas as informações em relação aos clientes, esse consumidor ideal é perfeito para nos indicar qual o caminho mais vantajoso e que nos leva direto para o público.
Por encurtar o tempo de escolha das estratégias, e garantir um sucesso quase que certeiro, a persona vai ajudar a marca a se manter mais otimizada e seus gastos mais direcionados. Por consequência, a rentabilidade é uma garantia!
Como fazer Persona?
Fazer uma persona não é difícil, mas demanda bastante tempo e esforço. Desse modo, são duas as maneiras de se encontrar o seu cliente ideal!
A primeira delas é através de pesquisa, entrevistas, coleta e análise de dados. Ao adquirir o máximo de informações possível, você conseguirá organizar o seu consumidor ideal com base nas características comuns.
Outra forma, um pouco mais simples, é usar de ferramentas de criação de personas, como o Jornio, que conseguem mapear sua empresa e encontrar o cliente ideal em poucos cliques.
Não há certo ou errado quando se fala em criar personas, apenas a maneira mais útil para as necessidades da sua empresa!
Conclusão
Encontrar a persona da sua marca é o empurrão que faltava para que sua empresa decolasse de vez. Pode parecer exagero, mas prometo que não se arrependerá de achar o seu cliente ideal.
E agora que já sabe como, é hora de arregaçar as mangas e ir atrás da sua persona. Antes, apenas não se esqueça de nos deixar um comentário, gostaríamos de saber a sua opinião sobre o conteúdo!
Agência de marketing digital Click Pérola