Plano de marketing: O que é e como criar o seu 

O plano de marketing é um documento que armazena informações importantes do marketing da empresa, é ideal para quem está pensando em abrir um negócio ou já tem uma empresa.

Essa é uma ferramenta de gestão de marketing que serve para alavancar as vendas e fechar novos negócios.

Então, se a sua empresa precisa melhorar os resultados, saiba que chegou a hora de elaborar o planejamento de marketing.

Quer saber mais sobre o assunto? continue lendo e confira!

 

O que é plano de marketing?

O plano de marketing reúne um conjunto de informações em um documento que direciona a maneira correta de aplicar as ações de marketing em busca de alcançar os objetivos de crescimento.

Ele inclui indicadores e análises que são fundamentais para orientar o time de marketing da empresa.  

Elaborado com o objetivo de especificar as campanhas de marketing que serão realizadas, o plano mostra estratégias de marketing de conteúdo, marketing de relacionamento e ações de como realizar uma campanha publicitária que vai ajudar a vender mais produtos e serviços.

O plano de marketing orienta quais são as estratégias e ações que trazem resultados para uma empresa. 

É importante lembrar que o plano faz parte do planejamento estratégico da empresa e precisa estar integrado à gestão do negócio.

Portanto, deve ser ajustado de acordo com as necessidades de cada empresa e não pode ser descartado ou esquecido.

 

Qual a importância do plano de marketing?

O plano de marketing é importante para definir as metas e objetivos, criando assim, uma visão do mercado, na qual, faz a equipe de marketing entender qual é a atual realidade da empresa.

Exemplos:

  • Campanhas que foram ao ar e trouxeram os resultados esperados
  • Ações aplicadas pelo time de marketing que foram planejadas corretamente
  • A maneira em que a negociação é feita na apresentação do projeto

 

Para que serve um plano de marketing?

O plano de marketing serve como direcionamento, ou seja, a estrela guia para a sua empresa.

Com isso, na hora de montar uma máquina de vendas o plano vai ajudar no crescimento exponencial do projeto.

É claro que, esse foi apenas um exemplo, pensar fora da caixa é uma maneira de alcançar os objetivos, desde que o time de marketing esteja integrado ao planejamento. 

O ideal é utilizar esse documento como guia da empresa nas estratégias de mkt, utilizando-se de todas as informações possíveis na divulgação da marca.

 

Como criar um plano de marketing?

Em primeiro lugar você precisa entender o seu negócio, assim fica fácil definir qual é o seu público alvo.

Lembre-se de delimitar os seus objetivos, em seguida, desenhe o plano de ação e estabeleça metas. 

Feito isso,  crie um cronograma de atividades, se for preciso fazer alterações e ajustes, faça-os de maneira que não venham causar impactos na estrutura do seu planejamento.

 

Quais são as etapas do planejamento de marketing?

  • Definir objetivos
  • Selecionar mídias e canais de comunicação eficientes
  • Investir em canais ideais 
  • Analisar dados e métricas

 

Quais os passos do plano de marketing?

Que tal começar a definir as etapas do funil? Esse é um passo importantíssimo e ajuda a aumentar a venda de produtos e serviços.

É claro que existem vários pontos a definir na elaboração do seu plano, veja alguns desse pontos:

 

1. Definir o objetivo

As etapas do funil são pontos importantes para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados de maneira que ajudem a aumentar as vendas e lucratividade do negócio.

Estipule um número de contratos a serem fechados a cada semestre. 

Estabeleça o número de ligações com os clientes que será realizado pelo time de vendas durante o período da campanha.

Defina uma meta com o número de leads capturados através de páginas de vendas ou landpages de conversão.

Isso inclui quantos seguidores nas redes sociais e visitas no site a campanha de marketing deve gerar.

 

2. Escolher as melhores mídias

Os canais de tv ainda são considerados como importante ferramenta de comunicação em massa para a publicidade.

Porém o custo para anunciar é elevado quando comparado às mídias digitais. 

E já que o assunto é mídia, fique de olho nos custos, definir o orçamento a ser utilizado para o canal escolhido é importante e essencial para avaliar o retorno investido.

Com isso, é possível otimizar o resultado e deixar de lado aquelas mídias que não trouxeram resultados positivos. 

Veja abaixo quais são os tipos de mídia no setor publicitário que podem ser utilizadas.

 

Mídias on line

  • Sites e blogs
  • E-mail marketing
  • Redes sociais
  • Adwords
  • E-books
  • E-commerce
  • Marketplace
  • Landpages e formulários de contato

Mídia off line

  • Revistas
  • Jornais
  • Lojas físicas
  • Rádio e televisão
  • Loja física

Canais direto de comunicação

  • Chatbots de atendimento no site, blogs e redes sociais.
  • PDV – Ponto de venda ou atendimento direto ao cliente.  
  • Aplicativos corporativos
  • Email 
  • SMS
  • Podcast

Canais indiretos de comunicação

Os canais indiretos abre uma certa vantagem competitiva e oferece possibilidades para o seu negócio, bem como:

  • Reconhecimento da marca
  • Revenda de produtos e serviços
  • Divulgação 
  • Conversão em vendas

Lembrando que não basta apenas investir, além disso é preciso ter indicadores que apontem quais são os canais de mídia eficientes.  

 

KPIs ou indicadores de marketing digital 

Os KPIs ou indicadores são fundamentais para avaliar o que foi feito em cada canal de comunicação.

O relatório consolidado da mídia utilizada em cada campanha ajuda na avaliação do desempenho de cada uma delas. 

Além disso, uma dashboard com abas individuais que mostram gráficos de resultados, facilita a leitura dos dados que foram coletados. 

 

Veja os principais indicadores que não podem ficar de fora.

  • CPA – Custo por aquisição
  • Leads
  • Custo por clique
  • Taxa de conversão
  • Taxa de cliques
  • Origem do tráfego
  • Ticket médio
  • ROI

 

Cronograma

O cronograma é essencial no plano de marketing, isso torna possível programar as atividades nos canais de mídia e definir a periodicidade das ações.

Não se esqueça de estabelecer as suas metas e definir datas na hora de elaborar o seu planejamento.

Você se sente preparado? Se a sua resposta foi sim, coloque em prática e faça melhor a cada dia!

Agora, se você não faz ideia de onde começar, entre em contato através dos nossos canais de atendimento e solicite uma proposta.

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