O plano de marketing é um documento que armazena informações importantes do marketing da empresa, é ideal para quem está pensando em abrir um negócio ou já tem uma empresa.
Essa é uma ferramenta de gestão de marketing que serve para alavancar as vendas e fechar novos negócios.
Então, se a sua empresa precisa melhorar os resultados, saiba que chegou a hora de elaborar o planejamento de marketing.
Quer saber mais sobre o assunto? continue lendo e confira!
O que é plano de marketing?
O plano de marketing reúne um conjunto de informações em um documento que direciona a maneira correta de aplicar as ações de marketing em busca de alcançar os objetivos de crescimento.
Ele inclui indicadores e análises que são fundamentais para orientar o time de marketing da empresa.
Elaborado com o objetivo de especificar as campanhas de marketing que serão realizadas, o plano mostra estratégias de marketing de conteúdo, marketing de relacionamento e ações de como realizar uma campanha publicitária que vai ajudar a vender mais produtos e serviços.
O plano de marketing orienta quais são as estratégias e ações que trazem resultados para uma empresa.
É importante lembrar que o plano faz parte do planejamento estratégico da empresa e precisa estar integrado à gestão do negócio.
Portanto, deve ser ajustado de acordo com as necessidades de cada empresa e não pode ser descartado ou esquecido.
Qual a importância do plano de marketing?
O plano de marketing é importante para definir as metas e objetivos, criando assim, uma visão do mercado, na qual, faz a equipe de marketing entender qual é a atual realidade da empresa.
Exemplos:
- Campanhas que foram ao ar e trouxeram os resultados esperados
- Ações aplicadas pelo time de marketing que foram planejadas corretamente
- A maneira em que a negociação é feita na apresentação do projeto
Para que serve um plano de marketing?
O plano de marketing serve como direcionamento, ou seja, a estrela guia para a sua empresa.
Com isso, na hora de montar uma máquina de vendas o plano vai ajudar no crescimento exponencial do projeto.
É claro que, esse foi apenas um exemplo, pensar fora da caixa é uma maneira de alcançar os objetivos, desde que o time de marketing esteja integrado ao planejamento.
O ideal é utilizar esse documento como guia da empresa nas estratégias de mkt, utilizando-se de todas as informações possíveis na divulgação da marca.
Como criar um plano de marketing?
Em primeiro lugar você precisa entender o seu negócio, assim fica fácil definir qual é o seu público alvo.
Lembre-se de delimitar os seus objetivos, em seguida, desenhe o plano de ação e estabeleça metas.
Feito isso, crie um cronograma de atividades, se for preciso fazer alterações e ajustes, faça-os de maneira que não venham causar impactos na estrutura do seu planejamento.
Quais são as etapas do planejamento de marketing?
- Definir objetivos
- Selecionar mídias e canais de comunicação eficientes
- Investir em canais ideais
- Analisar dados e métricas
Quais os passos do plano de marketing?
Que tal começar a definir as etapas do funil? Esse é um passo importantíssimo e ajuda a aumentar a venda de produtos e serviços.
É claro que existem vários pontos a definir na elaboração do seu plano, veja alguns desse pontos:
1. Definir o objetivo
As etapas do funil são pontos importantes para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados de maneira que ajudem a aumentar as vendas e lucratividade do negócio.
Estipule um número de contratos a serem fechados a cada semestre.
Estabeleça o número de ligações com os clientes que será realizado pelo time de vendas durante o período da campanha.
Defina uma meta com o número de leads capturados através de páginas de vendas ou landpages de conversão.
Isso inclui quantos seguidores nas redes sociais e visitas no site a campanha de marketing deve gerar.
2. Escolher as melhores mídias
Os canais de tv ainda são considerados como importante ferramenta de comunicação em massa para a publicidade.
Porém o custo para anunciar é elevado quando comparado às mídias digitais.
E já que o assunto é mídia, fique de olho nos custos, definir o orçamento a ser utilizado para o canal escolhido é importante e essencial para avaliar o retorno investido.
Com isso, é possível otimizar o resultado e deixar de lado aquelas mídias que não trouxeram resultados positivos.
Veja abaixo quais são os tipos de mídia no setor publicitário que podem ser utilizadas.
Mídias on line
- Sites e blogs
- E-mail marketing
- Redes sociais
- Adwords
- E-books
- E-commerce
- Marketplace
- Landpages e formulários de contato
Mídia off line
- Revistas
- Jornais
- Lojas físicas
- Rádio e televisão
- Loja física
Canais direto de comunicação
- Chatbots de atendimento no site, blogs e redes sociais.
- PDV – Ponto de venda ou atendimento direto ao cliente.
- Aplicativos corporativos
- SMS
- Podcast
Canais indiretos de comunicação
Os canais indiretos abre uma certa vantagem competitiva e oferece possibilidades para o seu negócio, bem como:
- Reconhecimento da marca
- Revenda de produtos e serviços
- Divulgação
- Conversão em vendas
Lembrando que não basta apenas investir, além disso é preciso ter indicadores que apontem quais são os canais de mídia eficientes.
KPIs ou indicadores de marketing digital
Os KPIs ou indicadores são fundamentais para avaliar o que foi feito em cada canal de comunicação.
O relatório consolidado da mídia utilizada em cada campanha ajuda na avaliação do desempenho de cada uma delas.
Além disso, uma dashboard com abas individuais que mostram gráficos de resultados, facilita a leitura dos dados que foram coletados.
Veja os principais indicadores que não podem ficar de fora.
- CPA – Custo por aquisição
- Leads
- Custo por clique
- Taxa de conversão
- Taxa de cliques
- Origem do tráfego
- Ticket médio
- ROI
Cronograma
O cronograma é essencial no plano de marketing, isso torna possível programar as atividades nos canais de mídia e definir a periodicidade das ações.
Não se esqueça de estabelecer as suas metas e definir datas na hora de elaborar o seu planejamento.
Você se sente preparado? Se a sua resposta foi sim, coloque em prática e faça melhor a cada dia!
Agora, se você não faz ideia de onde começar, entre em contato através dos nossos canais de atendimento e solicite uma proposta.
Agência de marketing digital Click Pérola