7 dicas de marketing digital para consultórios médicos

Já sabemos que para estar presente na internet, é fundamental para qualquer profissional o marketing digital.

Além de atrair mais clientes, ajuda a fortalecer e conseguir um posicionamento diferenciado.

Além disso mostrar autoridade na especialidade vai ajudar a alcançar o cliente ideal.

Para que isso aconteça, é preciso definir quais são as suas metas e objetivos do projeto.

Os efeitos surgem a partir do momento que elaborar e executar um plano de marketing.

É através de ferramentas e técnicas corretas, que consegue-se atrair mais clientes.

Você se sente preparado para os efeitos positivos do marketing digital para o consultório médico?

1. Código de Ética profissional

Para cada área de atuação existe o código de ética, se você é um profissional da área de saúde se faz necessário colocar em prática a ética. 

Assim como os clientes que procuram um consultório e buscam atendimento de qualidade e com seriedade, no marketing não é diferente.

As regras devem ser obedecidas para que o clientes não seja enganado, fique sabendo que um anúncio ou uma publicidade vai gerar impacto no cliente. 

Com isso a seriedade nas campanhas de marketing devem ser com ética e respeito. Seja a publicidade online feita por um profissional de marketing, ou um social media.

É indispensável conhecer holisticamente os aspectos profissionais e éticos.

Qual as proibições para o plano de marketing médico?

  • Proibido promover sensacionalismo ou técnicas milagrosas
  • Nunca diga que você é o melhor profissional do Brasil
  • Divulgar depoimentos que identificam instituições
  • Divulgar depoimentos pessoais
  • Divulgar marca e produtos relacionados ao nicho de saúde
  • Realizar consultas em canais de divulgação
  • Transmitir dados incorretos

Esse são alguns pontos apresentados que podem prejudicar uma campanha de marketing do consultório médico ou até mesmo a carreira de um profissional da saúde.

É considerado infração ainda mais ao ferir o decoro da atividade, o que pode gerar uma penalidade tanto para a campanha de marketing, quanto para o profissional.

2. Definir o público-alvo do consultório médico

Agora que aprendemos sobre a ética, chegou a hora de começar a planejar o marketing do consultório médico.

O primeiro passo, é definir o seu público alvo. Muito cuidado nessa hora!
Não são todas as pessoas que precisam de atendimento no consultório médico.

É preciso definir o persona, é dessa maneira que conseguimos atrair o cliente ideal.

Uma dica é alinhar a comunicação, e assim garantir que a mensagem transmitida seja de maneira eficiente e com maior clareza.

Não se esqueça de fazer uma analise se você é capacitado e especializado, ou seja, entender o mínimo de marketing é importante. 

Portanto se para isso o seu tempo não é o suficiente, fale conosco que vamos ajudá-lo.

Seguindo, vamos falar em ações em captar clientes por faixa etária.

Alguns profissionais selecionam o público entre 20 e 40 anos, sendo assim, as ações precisam ser focadas nesse público.

Agora, se o objetivo é falar com mulheres, as ações devem ser diferentes, é preciso fazer um levantamento das estratégias.

Para ação de marketing segmentado, é válido fazer a seleção sobre o seu público, por exemplo:

  • Localização
  • Interesse
  • Objetivo
  • Faixa etária
  • Faixa salarial
  • Ocupação profissional
  • Hábitos

Agora que já definimos com quem queremos falar, e qual o cliente pretendemos atingir, lembre-se dos seus atuais clientes.

Os clientes atuais auxiliam na comunicação e na indicação do consultório médico.

3. Elaborar estratégia de Inbound Marketing

Ao longo dos anos, o modelo de marketing foi interruptivo. Os produtos e serviços apresentados em anúncios, revistas e propaganda na TV, interrompem uma atividade principal.

Foi então que com a mudança do público, o Inbound Marketing surgiu. 

Também chamado de marketing de atração, a intenção é atrair o público para um determinado serviço, produto ou marca.

Essa maneira de captar leads, além de ser muito eficiente, os efeitos são muito maior.

Portanto, algumas técnicas precisam ser aplicadas para que os resultados sejam alcançados.

A aplicação do marketing de conteúdo é um dos caminhos, portanto as aplicações de SEO devem ser consideradas.

Selecionar as estratégias como e-mail marketing, além de manter a comunicação com o cliente é uma excelente opção para agendar consulta.

As redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube são ótimas ferramentas de Inbound Marketing. 

É nessas redes que os clientes passam a maior parte do tempo, quando selecionamos a estratégia de inbound marketing certa, o efeito é promissor.

4. Visibilidade e confiabilidade na internet

Para criar um plano de marketing, a internet é um ótimo lugar para elaborar um projeto de publicidade online.

A cada dia os brasileiros estão mais conectados, por isso não podemos perder a oportunidade de explorar o marketing digital.

O objetivo não deve ser apenas sair anunciando como se fosse uma empresa de anúncios e serviços.

Para garantir a presença virtual, deve-se associar o alcance e a autoridade, com isso gerando confiança em clientes interessados.

O fortalecimento de relacionamento com o cliente além de consolidar, melhora a taxa de conversão.

Para ajudar você nessa tarefa, o marketing de conteúdo é relevante para responder às dúvidas do público através de artigos e informações relevantes.

Como consequência,estratégias como essas, vai atrair e convencer o cliente a marcar uma consulta.

5. Criar um site de qualidade

Criar um site pode parecer tarefa fácil, são inúmeras as ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de uma página na internet.

Mesmo diante de todos os recursos, não basta apenas ter um site, é preciso construir uma página de qualidade e inserir conteúdo de valor.

O site é o cartão de visita do consultório médico, e para que o plano de marketing seja sucesso, o ideal é ter um site que transmita confiança.

Lembre-se que as páginas precisam ter navegação fácil e com um visual atraente.
Tenha um espaço reservado para os contatos atualizados, por exemplo:

  • Número do telefone fixo
  • Número do Celular
  • E-mail
  • WhatsApp
  • Formulário de contato
  • Agenda

Informações de contato do consultório são indispensáveis para o sucesso do site.  

Agora, se você quer oferecer algo de valor, um blog com produção de conteúdos é relevante para um aumento do tráfego no site. 

Essa é uma maneira de criar uma imagem positiva do consultório.

6. Presença nas redes sociais

As redes sociais além de fazer parte da vida das pessoas, também é o lugar onde os brasileiros estão conectados.

Seja no Facebook, Instagram ou Youtube, as redes sociais são as pérolas do marketing digital.

Se as estratégias do consultório forem bem aproveitadas com essas mídias, além de aumentar a exposição no posicionamento, ajuda a fortalecer e aumentar o atendimento.   

Portanto é fundamental seguir boas práticas de atuação, dessa maneira, não colocando tudo a perder em uma campanha sem planejamento. 

É indicado fazer postagens com frequência, porém fique atento em não sobrecarregar a timeline das redes sociais como Facebook e Instagram.

Além de ser uma maneira errada, o excesso de postagem nas redes sociais vai fazer que o usuário pare de seguir o seu perfil.   

Responder os comentários de maneira educada, é a melhor opção. Além de atender o cliente, pode ser uma das formas de esclarecer dúvidas.

Evite temas polêmicos, assuntos que venham causar desconforto ao usuário devem ser ignorados.

Procure manter laços de comunicação baseados em relacionamento saudável com o cliente.  

Sempre responda o usuário em mensagens privadas no messenger ou em inbox, se seguir essas dicas de marketing para o consultório médico os resultados são satisfatórios. 

7. Marketing local: Saiba como usar

Você sabia que as pessoas buscam por consultório médico no Google?

O mecanismo de busca mais usado no mundo, serve para que o consultório médico seja encontrado.  

Por meio de geolocalização o mecanismo direciona o usuário por localização da cidade e região.

É por meio da busca na internet que acontece a tomada de decisão do cliente na escolha do consultório. 

É preciso aproveitar a tendência, portanto para isso é necessário conhecimento avançado de SEO Local.

É através de palavras chaves específicas, que as chances do seu consultório ser escolhido são maiores. 

Agora que você já sabe as 7 dicas de marketing digital para consultórios médicos, chegou o momento de colocar em prática.

Se precisar de ajuda, a nossa equipe vai montar um planejamento de marketing digital para segmentar clientes.

Além da estratégia no plano de marketing, oferecemos consultoria de marketing para consultórios em todo o Brasil.

Por ser uma tarefa mais complexa, o planejamento deve ser acompanhado por um profissional de SEO e Marketing digital.

Para falar com um consultor, use o formulário abaixo.


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