A inteligencia artificial é uma engenharia que busca construir através de mecanismos de aprendizado que se ajustam a máquinas inteligentes.
Para entender o tema, uma vez que está relacionado ao comportamento e relacionado a consciência, é necessário visualizar e buscar conhecimento sobre o assunto.
A cada dia está se tornando realidade e já está presente em nossas vidas, seja através de um atendimento virtual ou até mesmo em uma simples conversa nas redes sociais.
No marketing Digital não é diferente, atendimentos automatizados já acontecem e ganham espaço através da inteligência artificial.
Inteligência Artificial no Marketing Digital
Com certeza você já foi atendido por um robô, através de central de relacionamento inteligente, conhecida como chat-bot.
Muito comum em sites, redes sociais e até mesmo no WhatsApp , encontrar robôs que trabalham 24 horas no atendimento não é mais novidade.
Acima de tudo é preciso entender que essa tecnologia não veio para substituir o ser humano, e sim para aumentar o desenvolvimento tecnológico mundial.
Um dos principais objetivos da inteligência artificial é executar ações e funções que o ser humano não consegue executar.
O principal objetivo é agregar valores a uma geração cada vez mais tecnológica, através de Deep Learning, reconhecimento de voz e imagens.
Empresas como Facebook e Instagram já usam a inteligência artificial e os robôs já é uma realidade.
A Google maior empresa de buscas na internet, também usa inteligência artificial e se atualiza constantemente.
Inteligência artificial do Google e suas funções
Tecnologias em inteligência artificial como o mecanismo de busca do Google, conhecido como GoogleBot, é uma revolução em I.A.
Seja um página nova ou uma nova postagem, ele usa um enorme conjunto de computadores para rastrear as páginas no mundo todo.
Através de algoritmos e programas específicos, o robô consegue determinar qual site será rastreado.
É através de estratégias de SEO que executamos ações de otimizações para indexar páginas e documentos no GoogleBot.
Existem dois tipos de rastreadores, o Google Mobile para dispositivos mobile e o Google desktop para computadores e notebooks.
Ambos trabalham com simulações dos usuários em ambientes virtuais com uso de inteligência artificial
Como posso usar a inteligência artificial em minha empresa?
Surpreendentemente já estamos com essa tecnologia a anos presente em nossas vidas.
Ou seja, em muitas empresa como rede de bancos no Brasil, já é utilizado tecnologias que aumentam a produtividade.
Através de aplicações, são compilados dados e analisados as experiências diariamente, dessa maneira os processos são melhorados a tempo.
Em se tratando de Inteligência Artificial para escritórios de advocacia, algumas plataformas executam os trabalhos para organizar os processos reduzindo o trabalho do advogado.
Um exemplo disso é a Watson, uma plataforma que foi desenvolvida pela IBM.
Reconhecimento de voz na Inteligência artificial
Um avanço na tecnologia artificial é o programa lançado e disponibilizado para download pela Agência UFRJ de inovação.
O Xulia como é chamado, é um software destinado a portadores de deficiência motora.
O programa é capaz de reconhecer mais 140 comando, afim de aumentar a produtividade de pessoas que não podem utilizar as mãos.
Inteligência Artificial na Segurança
A Intel utiliza uma tecnologia para encontrar crianças desaparecidas. A plataforma consegue detectar atividades suspeitas e também mostra pistas de uma criança desaparecida.
Dessa maneira é enviado informações a uma equipe de analistas, que imediatamente tentam identificar a localização física.
Na América Latina, o mercado investe no uso de inteligência artificial na segurança.
A Expo Seguridad 2019 que aconteceu no México, apresentou tendências no uso da tecnologia com casas inteligentes e seguras.
Sistemas que monitoram cidades crescem em uma demanda surpreendente, tornando cadas vez mais as cidades seguras e áreas urbanas inteligentes.
A inteligência artificial e a privacidade.
De fato uma das maiores preocupações com a inteligência artificial é a privacidade.
Segundo Sundar Pichai, CEO da Google, diz que acredita que já vivemos no “mundo no qual a inteligência artificial vem primeiro”.
Em 2016 o Google anunciou um assistente de IA, que foi incorporado no smartphone Pixel.
A empresa também vem apostando na privacidade das pessoas, com idéias inovadoras e criptografia de ponta.
O Facebook também investiu em plataformas robustas de proteção de dados, ou seja, é preciso seguir as regras do jogo.
A lei de proteção de dados LGPD, entra em vigor no Brasil em agosto de 2020, e muitas empresas não estão preparadas para a lei geral de proteção de dados.
Em resumo a Inteligência Artificial, é um campo de estudo acadêmico, sendo similar a inteligência Humana.
Mas ainda o ser humano não foi substituído 100%, a um campo amplo para ser explorado e a construção de aplicação inteligente segue em ritmo acelerado.
Saiba que isso já é possível, e a I.A pode ser aliada na transformação digital de qualquer negócio.
Agência de marketing digital Click Pérola