Internet: Por que sua empresa precisa estar presente na rede

Há empresários que ainda fazem a pergunta: Por que sua empresa deve estar na internet?

Já outras, estão na Internet por puro modismo, pois adquirem um site e nunca mais o modifica, deixando-o até com teias de aranha.

Para obter resultado com um site é necessário se aprimorar no mesmo ritmo das necessidades dos internautas.

Se o site da sua empresa é considerado amador, tome muito cuidado.

Pois pode denegrir a imagem da sua empresa.

Por que sua empresa deve estar na internet?

Em primeiro lugar o site é a fachada pública mais importante que uma empresa pode ter na Internet.

Uma representação corporativa acessível de imediato, que define a visão de uma empresa para seus clientes.

Além de ser flexível o suficiente para redefinir essa visão à medida que o clima dos negócios muda.

O retorno de investimento é certo quando se tem um site bem planejado e que siga as regras básicas da internet:

  • Navegabilidade
  • Interatividade
  • Objetividade

Algumas empresas entram na internet apenas visando ganhar dinheiro, pois a associam a web apenas com e-commerce, ou seja, vendas online.

Sem CPF não abre CNPJ, sem site sua marca não está na internet

Internet

Há outros itens lucrativos, muito importantes, que uma empresa pode conquistar na Internet, são eles:

  • solidificação da marca
  • Novas perspectivas de vendas
  • Suporte ao cliente
  • Publicação de conteúdo e outros.

Vale lembrar que o caminho do sucesso é a satisfação do cliente.

E, isso é o que a Internet pode fazer pela sua empresa.

É necessário abrir um leque de opções para que os atuais e futuros clientes possam satisfazer suas necessidades de informação sobre determinado produto, serviço ou empresa.

Daqui para frente ter um site será uma necessidade. Como para criar um CNPJ você precisa ter um CPF.




Modelo de negócio, já pensou a respeito?

Numa aula que dei recentemente, pedi num exercício que os alunos todos formados, diga-se de passagem, criassem um novo negócio.

Deveriam fazê-lo em meia hora e apresentá-lo com alguns destaques:

O que é o negócio, o modelo de negócios e uma propaganda.

Advinha onde todos tiveram dificuldades?

O tal do modelo de negócios.

“O que é isso exatamente, Bob”, me perguntaram alguns.

Só depois de umas explicações simples, puderam atender a esse item.

Uma das coisas cruciais nos negócios em si é o modelo de negócios.

Pode parecer mais um termo genérico, de origem gringa e que no fundo não quer dizer grande coisa, mas não é.

O modelo de negócios e principalmente o exercício de pensar diferentes alternativas e formatos para se definir um modelo, é peça fundamental do sucesso.

Parece, mas não é.

Muitas vezes não percebemos que muitas empresas especialmente as americanas, onde esses conceitos estão arraigados até na sociedade, têm modelos de negócios inovadores, ousados e que, não raro, ficam anônimos para o observador comum.

Todo mundo pensa que o Google, por exemplo, é uma ferramenta de busca quando, na verdade, é uma ferramenta de indexação de links.

Concorda? Já pensou dessa forma?

Alguém que olhe para o Google como um usuário verá, claro, um site de buscas.

Porém, se você se debruçar mais atentamente, descobrirá que as receitas provêm maciçamente dos links patrocinados.

Isso, diferenciou o negócio Google das outras ferramentas de busca.

É óbvio que a inovação no algoritmo de busca é que permitiu que eles colocassem em prática esse modelo.

Por outro lado, mesmo tendo a nova lógica de busca (genial de tão simples), se eles tentassem viver de publicidade muito provavelmente sequer existiriam hoje.

E tem mais!

Eles perceberam bem cedo que existia uma competitividade suicida no mercado de busca e de publicidade na Web, com uma tendência constante para baixo.

Viram também que os links patrocinados tinham ainda um grave problema.

Uma vez vendida uma palavra qualquer para uma empresa, o mercado estaria fechado para todos que quisessem a mesma palavra.

Solução?

Um modelo de negócio com leilão, quanto mais desejada a palavra por anunciantes e usuários, maior o preço cobrado.

Dessa maneira equilibrando os preços e evitando a tendência contínua para baixo.

Genial e simples!

Pois é, mas essa última parte já tinha sido inventada. O que fizeram?

Copiaram, justamente o modelo de negócios.

Alguns anos depois tiveram até que fazer um acordo na justiça com a Overture, criadora original da metodologia e que hoje pertence ao Yahoo.

No Google, quem procura acha e quem procura melhor, acha o modelo de negócios, ou seja, a razão de tanto sucesso.

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